Personalidade da marca: avaliação da marca de uma instituição de ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v6i1.6284

Palavras-chave:

gestão de marca, personalidade da marca, instituição de ensino superior, análise estatística.

Resumo

O contexto da gestão da marca é um elemento essencial para a competitividade das organizações, sejam elas públicas ou privadas. A presente pesquisa buscou avaliar a personalidade da marca de uma instituição de ensino superior a partir da escala desenvolvida por Muniz e Marchetti (2005). Pesquisa de abordagem quantitativa que a partir de análise estatística por meio do SPSS - Statistical Package for the Social Sciences realizou análise fatorial, de cluster e discriminante dos clusters. Amostra não-probabilistica por conveniência, na qual foram aplicados 280 questionários e 233 validados para esta pesquisa. Dos resultados, conclui-se que da análise fatorial foi possível identificar apenas quatro das cinco personalidades, não sendo possível identificar a personalidade sensibilidade. Da análise discriminante pode-se inferir que na instituição de ensino superior têm-se dois grupos que pensam de forma diferente em relação às características de ser chique, imaginativa, confiante, sensível, feminina, glamorosa, confiável e divertida. Portanto, entre a comunidade acadêmica da amostra pesquisada há uma percepção diferente da personalidade da marca da instituição em ser divertida ou sofisticada. Como limitação da pesquisa, têm-se que os dados da pesquisa somente podem ser generalizados para amostra estudada. Os resultados possibilitará aos gestores das IES identificar a personalidade da marca, promovendo a integração do ambiente interno, reforçando e/ou modificando características ou valores da personalidade identificada.

Biografia do Autor

Glener Alvarenga Mizael, Universidade Federal de Lavras - UFLA, Brasil

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Lavras UFLA

Administrador da Universidade Federal de Lavras UFLA

Mestre em Administração pela  Universidade Federal de Lavras UFLA

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de São João del-Rei UFSJ

Cléber Carvalho de Castro, Universidade Federal de Lavras - UFLA, Brasil

Professor Doutor do Departamento de Gestão Agroindustrial da Universidade Federal de São João del-Rei UFLA

 

Paulo Henrique Montagnana Vicente Leme, Universidade Federal de Lavras - UFLA, Brasil

Professor Doutor do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras UFLA

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Publicado

2021-03-24

Como Citar

Alvarenga Mizael, G., Carvalho de Castro, C., & Henrique Montagnana Vicente Leme, P. (2021). Personalidade da marca: avaliação da marca de uma instituição de ensino superior. Marketing & Tourism Review, 6(1). https://doi.org/10.29149/mtr.v6i1.6284

Edição

Seção

Artigos