Problemas Corriqueiros no E-commerce sob a Percepção dos Consumidores
DOI:
https://doi.org/10.29149/mtr.v5i2.6269Palavras-chave:
E-commerce, Gargalos, Propostas de soluções.Resumo
A disseminação do e-commerce, também conhecido como comércio eletrônico, se tornou uma importante tática de mercado para as empresas aumentarem seus ganhos e ainda proporcionar aos consumidores uma alternativa prática e econômica de realizar suas compras. Com o aumento do e-commerce no mundo, aumentou também os gargalos dessa modalidade de comércio, como a entrega e a segurança, que foram os principais problemas identificados durante a pesquisa. Foram analisados 171 questionários. Quanto a sua classificação, essa pesquisa é classificada como quantitativa e sua culminância se deu através de questionários encaminhados através do Google Forms para consumidores de Unaí e região, a fim de descobrir quais problemas mais citados por eles e através da revisão bibliográfica, buscar propostas de soluções para os problemas listas, como planejamento da logística na entrega e alertar os consumidores sobre a segurança na hora da compra e assim contribuir para o desenvolvimento do e-commerce e ainda nortear os consumidores de forma positiva.
Referências
Assis, F. de. (2011). Comportamento do consumidor. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – MBA – Gestão e Estratégia Empresarial, Centro Universitário Filadélfia de Londrina, Londrina.
Blackwell, Roger D., Miniard, Paul W, Engel, James F. (2005). Comportamento do consumidor. Trad. Eduardo Teixeira Ayrosa. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.
Costa, F. L. Comercio eletrônico: hábitos do consumidor da internet. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Programa de pós graduação em Administração, Faculdades Pedro Leopoldo, Pedro Leopoldo, 2009.
Cristofolini, J. (2017). Quais são os quatro grandes problemas do e-commerce. E-commerce Brasil. Disponível em: https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/4-grandes-problemas-do-e-commerce-e-como-resolve-los/.
Farias, S. X.; Useda, F. L.; Cerqueira, L. S. Os fatores que influenciam a compra online de consumidores Universitários. 2012. Anais... Santa Catarina: Unime, 2012. Disponível em: < https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos12/56416693.pdf >.
Farias, S. A.; Kovacs, M. H.; Silva, J. M. (2008). Comportamento do consumidor on-line: a perspectiva da Teoria do Fluxo. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 10, n. 26, p. 27-44, 2008.
Galinari, R.; Cervieri Júnior, O.; Teixeira Júnior, J. R.; Rawet, E. L. (2015). Comércio eletrônico, tecnologias móveis e mídias sociais no Brasil. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 41, p. [135]-180, mar.
Gil, A. C. (2010). Como elaborar projetos de pesquisa. 5º ed. São Paulo: Atlas.
Marconi, M. A. ; Lakatos, E. M. (2011). Metodologia do trabalho científico. 7º ed. São Paulo: Atlas.
Pattat, L. (2014). E-commerce – Comportamento do consumidor frente as transações online. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Programa de pós graduação em Administração, Faculdades Pedro Leopoldo, Santa Rosa, 2014. Disponível em: < https://www.spcbrasil.org.br/wpimprensa/wp-content/uploads/2017/07/An%C3%A1lise-Consumo-Online-_-Processos-de-Compras-e-Impulsividade-1.pdf.>.
Sarraf, T. (2014). Perfil do consumidor online: Quem compra na internet. Profissional de e-commerce, São Paulo.
Silva, P. F. da; Vilela, R. do N.; Vieira, S. R. F.; Cruz, L. A. M. (2017). O desenvolvimento do e-commerce no Brasil. Administradores.com, Brasil. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/academico/o-desenvolvimento-do-e-commerce-no-brasil/101304/> Acesso em: 05 maio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Luiz Fernando Moraes, Gevair Campos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem ônus para a mesma, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista