Revenue Management: Estudo comparativo em hotéis de Florianópolis-SC

Autores

  • Gabriel Arruda Bianchini Instituto Federal de Santa Catarina
  • Tiago Savi Mondo Instituto Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v5i1.6254

Palavras-chave:

revenue management, hotelaria, gestão de receitas, Florianópolis

Resumo

A competitividade do setor hoteleiro vem crescendo diariamente. Com o surgimento das práticas de Revenue Management, a maioria dos hotéis vem implantando essa ciência e utilizando suas técnicas para otimizar e aumentar sua receita. Este artigo objetivou analisar como é feita a operação de Revenue Management em três hotéis executivos da região central de Florianópolis (SC); verificando as semelhanças e diferenças entre um hotel independente, um pertencente a uma rede hoteleira nacional e outro de uma rede internacional. A metodologia utilizada foi uma pesquisa aplicada e a lógica filosófica seguida foi o método dedutivo. Quanto aos objetivos, a pesquisa possuí o caráter exploratório e descritivo. A amostra foi definida de maneira não-probabilística por julgamento. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto e uma entrevista semiestruturada de acordo com as teorias estudas. A análise dos dados foi feita de maneira qualitativa, por meio de análise de conteúdo. Pode-se destacar que as principais semelhanças encontradas entre os hotéis foram: formação acadêmica dos entrevistados, práticas para realizar a previsão da demanda, utilização de tarifas flutuantes, canais de distribuição e Online Travel Agencies (OTA’s) mais utilizadas. Já algumas diferenças expressivas foram: a quanto tempo os hotéis utilizam RM, quantidade de níveis nas grades tarifárias e o tempo de antecedência que é feita a estratégia das tarifas do próximo ano.

 

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Publicado

2020-06-10

Como Citar

Arruda Bianchini, G., & Savi Mondo, T. (2020). Revenue Management: Estudo comparativo em hotéis de Florianópolis-SC. Marketing & Tourism Review, 5(1). https://doi.org/10.29149/mtr.v5i1.6254