MULTIPLICIDADE E COMPLEXIDADE DOS MOTIVOS DE VIAGEM:

EVIDÊNCIAS DA DEMANDA DE TURISMO DE UM GRANDE CENTRO URBANO

Autores

  • Gabriela Camargo EACH/USP
  • Denise Rodrigues EACH/USP
  • Alexandre Panosso Netto EACH/USP
  • Glauber Santos EACH/USP

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v5i1.5807

Palavras-chave:

Motivo de viagem, motivação de viagem, turista, Comportamento do turista

Resumo

Este artigo examina os motivos de viagem, buscando discutir e esclarecer a natureza dessa variável. As
formas tradicionais de coleta e apresentação desses motivos são inadequadas à medida que
simplificam a realidade, desconsiderando aspectos relevantes para uma análise abrangente do tema.
Uma primeira omissão é relativa à existência de múltiplos motivos para uma única viagem, já que a
maioria dos levantamentos atualmente registra apenas o motivo principal da viagem. Outra questão é a
heterogeneidade abrangida pelas categorias amplas geralmente utilizadas para descrever os motivos de
viagem. Este artigo apresenta e discute o resultado de quatro pesquisas que entrevistaram um total de
4216 turistas que visitaram a cidade de São Paulo. A multiplicidade e a heterogeneidade dos motivos
de viagem são examinadas em detalhe a partir da perspectiva dos turistas. São apresentadas
recomendações para melhor especificar os conceitos usuais de motivo da viagem. Este trabalho
também sugere que os questionários de pesquisa de demanda turística deveriam ser mais detalhados
para capturar os motivos de viagem de forma adequada. A multiplicidade e a complexidade dos
motivos de viagem não devem ser subestimadas. Reconhecer os múltiplos motivos e a
heterogeneidade abarcada pelas categorias usuais de motivos são passos importantes para a melhor
compreensão, explicação e previsão da demanda e do consumo turístico.

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Publicado

2020-06-10

Como Citar

Camargo, G., Rodrigues, D., Panosso Netto, A., & Santos, G. (2020). MULTIPLICIDADE E COMPLEXIDADE DOS MOTIVOS DE VIAGEM:: EVIDÊNCIAS DA DEMANDA DE TURISMO DE UM GRANDE CENTRO URBANO. Marketing & Tourism Review, 5(1). https://doi.org/10.29149/mtr.v5i1.5807

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Artigos