Marketing de influência e influenciadores digitais: aplicação do conceito pelas DMO em Portugal

Autores

  • Tânia Barreiro Universidade de Aveiro
  • Gorete Dinis
  • Zélia Breda

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v4i1.5702

Palavras-chave:

: Influenciador digital, Marketing de influência, DMO, Portugal, Redes Sociais

Resumo

Numa sociedade cada vez mais tecnológica, as Organizações de Gestão de Destino (DMO) investem nos canais digitais e reinventam as suas estratégias de marketing e promoção, apostando cada vez mais na divulgação do destino turístico através dos “influenciadores”. No entanto, a figura do “influenciador” é ainda muito recente, principalmente quando se refere ao “influenciador” de um destino turístico, estando muitas vezes associada a figuras públicas ou a uma determinada rede social. O objetivo principal deste artigo é compreender a evolução e interesse do setor do turismo pela temática do marketing de influência e dos influenciadores digitais, bem como conhecer a forma como este conceito está a ser utilizado na promoção dos destinos turísticos em Portugal. Para tal, procedeu-se a uma análise de conteúdo das notícias publicadas, nos últimos anos, na principal revista dos profissionais de turismo existente em Portugal (Publituris), na secção “Destinos”. Os resultados obtidos mostram que cada vez mais as DMO recorrem a este tipo de estratégia de marketing, no entanto, verifica-se que é necessária uma ação mais concertada na seleção dos influenciadores digitais e uma maior articulação entre os objetivos da estratégia do destino turístico e a comunicação do influenciador digital.

Referências

American Marketing Association (2009). Definition of marketing. Acedido a 08.02.19, disponível em https://www.ama.org/AboutAMA/Pages/Definition-of-Marketing.aspx
Bokunewicz, J. F., & Shulman, J. (2017). Influencer identification in Twitter networks of destination marketing organizations. Journal of Hospitality and Tourism Technology, 8(2), 205–219, https://doi.org/10.1108/JHTT-09-2016-0057
Buhalis, D., & Foerste, M. (2015). SoCoMo marketing for travel and tourism: Empowering co-creation of value. Journal of Destination Marketing & Management, 4(3), 151–161. https://doi.org/10.1016/j.jdmm.2015.04.001
Burns, P. (2004). Tourism planning: A third way ?. Annals of Tourism Research, 31(1), 24–43. https://doi.org/10.1016/j.annals.2003.08.001
Chau, P. Y. K., Cole, M., Massey, A. P., Montoya-Weiss, M., & O’Keefe, R. M. (2002). Cultural differences in the online behavior of consumers. Communications of the ACM, 45(10), 138–143. https://doi.org/10.1145/570907.570911
Costa, I., & Alturas, B. (2018). Líderes de opinião digital portugueses, e o seu impacto, na promoção de produtos, serviços e eventos nas redes sociais. Lisboa: ISCTE-IUL. https://doi.org/10.23919/CISTI.2018.8399220
Fortezza, F., & Pencarelli, T. (2015). Potentialities of Web 2.0 and new challenges for destinations: Insights from Italy. Anatolia, 26(4), 563–573. https://doi.org/10.1080/13032917.2015.1040813
Garcia, P. (2016). Facebook marketing como forma de promoção dos patrocínios do setor bancário português: Estudo de caso Montepio. Dissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação, Universidade Católica Portuguesa.
Goeldner, C., & Ritchie, J. (2003). Tourism: Principles, practices, philosophies. Toronto: John Wiley.
Henning-Thurau, T., Gwinner, K., Walsh, G., Gremler, D. (2004). Electronic word-of-mouth via consumer-opinion platforms: What motivates consumers to articulate themselves on the Internet? Journal of Interactive Marketing, 18(1), 38–52. DOI: 10.1002/dir.10073
Hernández-Méndez, J., Muñoz-Leiva, F., & Sánchez-Fernández, J. (2015). The influence of e-word-of-mouth on travel decision-making: Consumer profiles. Current Issues in Tourism, 18(11), 1001–1021. https://doi.org/10.1080/13683500.2013.802764
Hays, S., Page, S. J., & Buhalis, D. (2013). Social media as a destination marketing tool: Its use by national tourism organisations. Current Issues in Tourism, 16(3), 211–239. https://doi.org/10.1080/13683500.2012.662215
Kastenholz, E. (2018). O marketing de destinos turísticos: O seu significado e potencial, ilustrado para um destino rural. Revista Turismo & Desenvolvimento, 31–44.
Kourouthanassis, P. E., Mikalef, P., Pappas, I. O., & Kostagiolas, P. (2017). Explaining travellers online information satisfaction: A complexity theory approach on information needs, barriers, sources and personal characteristics. Information and Management, 54(6), 814–824. https://doi.org/10.1016/j.im.2017.03.004
Kotler, P. (1998). Administração de marketing: Análise, planejamento, implementação e controle (5ª ed.). São Paulo: Atlas.
Kotler, P. (1999). Marketing para o século XXI: Como criar, conquistar e dominar mercados (3ª ed.). São Paulo: Editora Futura.
Leung, D., Law, R., van Hoof, H., & Buhalis, D. (2013). Social media in tourism and hospitality: A literature review. Journal of Travel and Tourism Marketing, 30(1–2), 3–22. https://doi.org/10.1080/10548408.2013.750919
Magno, F. (2017). The influence of cultural blogs on their readers’ cultural product choices. International Journal of Information Management, 37(3), 142–149. https://doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2017.01.007
Mangold, W. G., & Faulds, D. J. (2009). Social media : The new hybrid element of the promotion mix. Business Horizons, 52(4), 357–365. https://doi.org/10.1016/j.bushor.2009.03.002
Milheiro, E., Melo, C., & Dinis, G. (2018). Turismo e redes sociais: Uma análise comparativa da comunicação das DMO. Congresso Internacional de Redes Sociais (CIRES), Universidade de Évora, 7 e 8 junho 2018.
No, E., & Kim, J. (2015). Comparing the attributes of online tourism information sources. Computers in Human Behavior, 50, 564–575. https://doi.org/10.1016/j.chb.2015.02.063
Nusair, K., Bilgihan, A., & Okumus, F. (2013). The role of online social network travel websites in creating social interaction for gen Y travelers. International. Journal of Tourism Research, 15(5), 458–472. https://doi.org/10.1002/jtr.1889
Perez-vega, R., Taheri, B., Farrington, T., & Gorman, K. O. (2018). On being attractive, social and visually appealing in social media : The effects of anthropomorphic tourism brands on Facebook fan pages. Tourism Management, 66, 339–347. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2017.11.013
Publituris (2015a). Madeira reformula comunicação do destino. Publituris, 09.01.15, p. 12.
Publituris (2015b). Madeira aposta na recuperação do mercado interno. Publituris, 18.09.15, pp. 44-46.
Publituris (2016). Turismo do Alentejo elege novos embaixadores. Acedido a 13.02.19 disponível: de https://www.publituris.pt/2016/02/22/turismo-do-alentejo-elege-novos-embaixadores/
Sánchez-Jiménez, M., Fernández-Alles, M., Mier-Téran, J. (2018). Revisión teórica del marketing en los medios sociales: antecendentes y estado de la cuéstion. Revista de Estudios Empresariales. Segunda época. Número 1. 42-57. https://dx.doi.org/10.17561/ree.v2018n1.3
Santos, M. (2017). Impacto das redes sociais na conversa entre as marcas e o consumidor. Dissertação em Gestão com especialização em Gestão de Serviços. Universidade Católica Portuguesa
Schroeder, A., & Pennington-Gray, L. (2015). The role of social media in international tourist’s decision making. Journal of Travel Research, 54(5), 584–595. https://doi.org/10.1177/0047287514528284
Tiago, M., & Veríssimo, J. (2014). Digital marketing and social media: Why bother? Business Horizons, 57(6), 703–708. https://doi.org/10.1016/j.bushor.2014.07.002
Uzuno, E., & Kip, S. M. (2014). Brand communication through digital influencers : Leveraging blogger engagement. International Journal of Information Management, 34, 592–602. https://doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2014.04.007

Downloads

Publicado

2019-09-06

Como Citar

Tânia Barreiro, Gorete Dinis, & Zélia Breda. (2019). Marketing de influência e influenciadores digitais: aplicação do conceito pelas DMO em Portugal . Marketing & Tourism Review, 4(1). https://doi.org/10.29149/mtr.v4i1.5702

Edição

Seção

Artigos