Pesquisa da área do marketing do SEMEAD
DOI:
https://doi.org/10.29149/mtr.v3i3.4684Palavras-chave:
Semead, estudo bibliométrico, artigos científicos.Resumo
O objetivo deste estudo foi descrever e analisar a produção cientifica da área de marketing no período de 2011 a 2016, representado pelos artigos científicos aprovados no Seminário de Administração, promovido pela Pós-Graduação em Administração da Universidade de São Paulo. No referencial teórico abordou-se a pesquisa de marketing, o estudo bibliométrico e o SEMEAD. Esse estudo é caracterizado como um estudo bibliométrico, exploratório e quantitativo. A primeira etapa foi compreendida por selecionar todos os artigos da área de marketing aprovados no SEMEAD dentro do período de 2011 a 2016. Posteriormente, utilizou-se de planilhas do software Microsoft Excel, feitas as análises individual de todos os artigos, iniciando pelos artigos aprovados no ano de 2011, e assim sucessivamente até o ano de 2016, totalizando dentro deste período 387 artigos científicos. É possível concluir que em relação a abordagem da pesquisa que dos 387 artigos analisados, 47,02% são qualitativos, 45,99% são quantitativos e por fim 6,97% foram tanto qualitativo como quantitativo. Em relação aos procedimentos técnicos, conclui-se que houve mais artigos científicos com os procedimentos de survey e entrevistas, que representando 73,64% do total, 9,56% por meio de pesquisas bibliográficas ou bibliométricas, 6,71% foram estudos de caso, 5,95% por meio de pesquisa documental, 2,84% pesquisa experimental e 1,30% por meio da etnografia. Foi possível fazer um estudo aprofundado com as análises dos artigos científicos, realçando os pontos de maior relevância, demonstrando desta forma a importância do estudo bibliométrico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem ônus para a mesma, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista