Pesquisa da área do marketing do SEMEAD

  • Leandro Divino Miranda de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia
  • Jussara Goulart da Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Sérgio Mendes Dutra Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Bárbara Ádria Oliveira Farias Fernandes Universidade da Amazônia Unama
  • Larissa Costa Amuy Universidade Federal de Uberlândia
Palavras-chave: Semead, estudo bibliométrico, artigos científicos.

Resumo

O objetivo deste estudo foi descrever e analisar a produção cientifica da área de marketing no período de 2011 a 2016, representado pelos artigos científicos aprovados no Seminário de Administração, promovido pela Pós-Graduação em Administração da Universidade de São Paulo. No referencial teórico abordou-se a pesquisa de marketing, o estudo bibliométrico e o SEMEAD. Esse estudo é caracterizado como um estudo bibliométrico, exploratório e quantitativo. A primeira etapa foi compreendida por selecionar todos os artigos da área de marketing aprovados no SEMEAD dentro do período de 2011 a 2016. Posteriormente, utilizou-se de planilhas do software Microsoft Excel, feitas as análises individual de todos os artigos, iniciando pelos artigos aprovados no ano de 2011, e assim sucessivamente até o ano de 2016, totalizando dentro deste período 387 artigos científicos.  É possível concluir que em relação a abordagem da pesquisa que dos 387 artigos analisados, 47,02% são qualitativos, 45,99% são quantitativos e por fim 6,97% foram tanto qualitativo como quantitativo. Em relação aos procedimentos técnicos, conclui-se que houve mais artigos científicos com os procedimentos de survey e entrevistas, que representando 73,64% do total, 9,56% por meio de pesquisas bibliográficas ou bibliométricas, 6,71% foram estudos de caso, 5,95% por meio de pesquisa documental, 2,84% pesquisa experimental e 1,30% por meio da etnografia. Foi possível fazer um estudo aprofundado com as análises dos artigos científicos, realçando os pontos de maior relevância, demonstrando desta forma a importância do estudo bibliométrico.

Biografia do Autor

Leandro Divino Miranda de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Possui Bacharelado em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia-FACIP e Licenciatura em Música pela Universidade Metropolitana de Santos. Especialista em Marketing pela Universidade Norte do Paraná-UNOPAR. Atualmente faz parte do Corpo Docente do Conservatório Estadual de Música Dr. José Zoccóli de Andrade de Ituiutaba/MG.

Jussara Goulart da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). É Bacharel em Administração Geral de Empresas pelo Instituto Educacional de Assis (IEDA), Especialista em Administração de Marketing pela Fundação Eurípides Soares da Rocha (UNIVEM) e Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no curso de Administração da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP), atuando na área de Marketing.

Sérgio Mendes Dutra, Universidade do Estado de Minas Gerais

Possui graduação em Direito pela Universidade do Estado de Minas Gerais(2008), Graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade Triângulo Mineiro(2002), Graduação em Letras - Português pela Universidade Norte do Paraná(2016), Especialização em Direito do Consumidor pela Universidade Anhanguera - Uniderp(2009) e curso-técnico-profissionalizante em Contabilidade pela Escola Estadual Professora Maria de Barros(1994). Atualmente é Gerente da VENTURE FIAT de Ituiutaba-MG.

Bárbara Ádria Oliveira Farias Fernandes, Universidade da Amazônia Unama

Doutoranda em Administração pela Universidade da Amazônia Unama. Mestre em Administração pela Universidade de São Caetano do Sul- SP. Formada em Ciências Contábeis pela Universidade da Amazônia. Professora de Ensino a Distância- EAD da Universidade Norte do Paraná -  Unopar.

Larissa Costa Amuy, Universidade Federal de Uberlândia
Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia- Campos Pontal. Pós graduada em MBA Executivo em Gestão de Pessoas e Liderança pela Centro Universitário Barão de Mauá. Participa de projeto de pesquisa do grupo de Comportamento do Consumidor na área de Marketing e na área de Gestão de Pessoas
Publicado
2018-12-22
Seção
Artigos