PERCEPÇÃO E APROPRIAÇÃO DO ESPAÇO: entre a reputação online e a compreensão dos visitantes e visitados na praça Santos Andrade, Curitiba-Brasil

Autores

  • Saulo Rondinelli Xavier da Silva Universidade Federal do Paraná http://orcid.org/0000-0002-1606-7619
  • Marino Castillo Lacay Universidade Federal do Paraná
  • José Manoel Gonçalves Gândara Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v3i1.4666

Palavras-chave:

Percepção, Reputação online, Praça Santos Andrade, Curitiba

Resumo

Este artigo objetiva compreender diferentes formas de percepção e apropriação do espaço por parte do usuário (moradores e visitantes e turistas), sobre a Praça Santos Andrade, localizada no Centro de Curitiba-PR. Nesse aspecto, a partir de uma pesquisa documental sobre elementos históricos que influenciaram e permanecem reproduzindo o referido espaço, e de referencial teórico sobre espaços públicos e perspectivas da experiência turística, foi possível identificar e analisar a percepção e representação da Praça Santos Andrade pelos turistas e visitantes, mediante fotografias e depoimentos registrados no Website Tripadvisor, distinta dos moradores e/ou frequentadores com  diferentes formas de apropriação do espaço da Praça Santos Andrade,  e para o qual foram utilizados  diferentes métodos de análise, além de características físicas, padrões de comportamento, visando atender ao objetivo de compreender diferentes formas de percepção e apropriação do espaço por turistas que a qualificam como um espaço atrativo de experiências turísticas, usuários que (re)visitam o espaço da Praça Santos Andrade, e, moradores que fazem dela um espaço pertencente ao seu cotidiano. Os resultados apontam para uma validação com relação aos dados obtidos dos visitantes, podendo confirmar a pertinência no uso da reputação online na avaliação da Praça Santos Andrade, pese as divergências de percepção dos moradores e frequentadores assíduos da praça.

Biografia do Autor

Saulo Rondinelli Xavier da Silva, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), é Mestre em Cultura e Turismo (UESC), Especialista em Educação Geoambiental; Ensino de Educação a Distância; e, Mídias na Educação. Enquanto acadêmico foi líder estudantil e fundador (2001) do Boletim Informe Geográfico-BIG (ISSN 1982-8039), atualmente é colaborador deste periódico científico. Também é membro de corpo editorial dos seguintes periódicos: CULTUR - Revista de Cultura e Turismo (UESC), atuando como gerente de edição; e, como consultor do Boletim Goiano de Geografia (UFG), da Revista Caminhos de Geografia (UFU), e da Revista Geografar (UFPR). Trabalhou como professor/tutor no Curso de Licenciatura em Geografia (FTC-EaD); é professor de Geografia na Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC-BA). Tem experiência em tecnologias educacionais e na área da pesquisa geográfica, com ênfase em Geografia do Turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: turismo, educação patrimonial, imagem da cidade, praça.

Marino Castillo Lacay, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Geografia, Universidade Federal do Paraná, Curitiba - Brasil

José Manoel Gonçalves Gândara, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Turismo e Desenvolvimento Sustentável, Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, Las Palmas - Espanha

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Publicado

2018-04-11

Como Citar

Silva, S. R. X. da, Lacay, M. C., & Gândara, J. M. G. (2018). PERCEPÇÃO E APROPRIAÇÃO DO ESPAÇO: entre a reputação online e a compreensão dos visitantes e visitados na praça Santos Andrade, Curitiba-Brasil. Marketing & Tourism Review, 3(1). https://doi.org/10.29149/mtr.v3i1.4666

Edição

Seção

Artigos