As indústrias criativas de audiovisual e gastronomia no destino turístico Curitiba: uma análise através do filme Estômago

Authors

  • Marina Lima Santos Universidade Federal do Paraná
  • Débora Gonçalves Alencar Universidade Federal do Paraná
  • Sandro Campos Neves Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v3i1.4665

Abstract

Em decorrência das transformações globais políticas, econômicas e sociais emergiu o conceito de cidade criativa e com isso o papel das indústrias criativas na cidade. O audiovisual e a gastronomia estão entre essas indústrias criativas. Este artigo objetivou analisar a representação das cidades criativas em cooperação com a indústria criativa do audiovisual, com ênfase na gastronomia pelo filme “Estômago” na cidade de Curitiba-PR. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, com análise bibliográfica e validação por emparelhamento de dados. Como resultados percebe-se que a articulação dessas indústrias em Curitiba pode alcançar benefícios para a cidade como vantagens competitivas frente a outros destinos/cidades, geração de empregos relativos a setores que englobam a criatividade e a promoção da cidade por meio da gastronomia e da produção cinematográfica.

Published

2018-04-11

How to Cite

Santos, M. L., Alencar, D. G., & Neves, S. C. (2018). As indústrias criativas de audiovisual e gastronomia no destino turístico Curitiba: uma análise através do filme Estômago. Marketing & Tourism Review, 3(1). https://doi.org/10.29149/mtr.v3i1.4665

Issue

Section

Artigos