Formação superior em turismo e hospitalidade: um fator de competitividade de destinos turísticos?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v3i1.4625

Palavras-chave:

Turismo, Hospitalidade, Competitividade, Administração Pública, Gestão do Conhecimento

Resumo

A formação em nível superior em turismo e hospitalidade é um fator de relevante influência sobre a competitividade de destinos turísticos? Para responder a este problema de pesquisa, este estudo de caso fundamentou-se em pesquisa bibliográfica e pesquisa documental (dados quantitativos secundários). O objeto de estudo adotado foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). O objetivo do trabalho foi verificar se a formação em nível superior em turismo e hospitalidade pode ser relacionada com a competitividade do setor de viagens e turismo. Os resultados apontaram que a distribuição territorial da instituição analisada é positiva e a produção técnica apresentada pelos pesquisadores vinculados mostra, ao menos em tese, aderência com a matriz econômica da região de entorno dos câmpus. Isso tende a auxiliar no processo de inserção profissional dos estudantes/egressos e a subsidiar a iniciativa privada na obtenção de vantagens competitivas, favorecendo a competitividade das regiões onde os câmpus estão inseridos.

Biografia do Autor

Aristides Faria Lopes dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (Câmpus Cubatão)

Professor do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (Câmpus Cubatão). Doutorando em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi (Laureate International Universities).

Elizabeth Kyoko Wada, Programa de Pós-graduação em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi (Laureate International Universities)

Docente e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Hospitalidade, Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo (SP)

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Publicado

2018-04-11

Como Citar

Lopes dos Santos, A. F., & Wada, E. K. (2018). Formação superior em turismo e hospitalidade: um fator de competitividade de destinos turísticos?. Marketing & Tourism Review, 3(1). https://doi.org/10.29149/mtr.v3i1.4625

Edição

Seção

Artigos