Festa de Padroeiros: cenários de Turismo Religioso em Goiás
DOI:
https://doi.org/10.29149/mtr.v3i3.4612Palavras-chave:
Festa de Padroeiro, Turismo Religioso, GoiásResumo
Definir um padroeiro para uma localidade era uma obrigação no período colonial e imperial que se estendeu como prática durante a República, mesmo que esta se definisse como laica. Em Goiás, ocupado com a mineração, perpetuou-se este preceito, tendo sempre uma igreja matriz destinada ao orago de um santo patrono, que em devoção também recebe, ainda hoje, festa anual promovida pelos devotos. Como objetivo propõe-se destacar a importância das festas de padroeiro como patrimônio cultural e ainda como possibilidade turística em alguns municípios goianos. Os trabalhos de campo durante as festividades foram indispensáveis, assim como os estudos das políticas públicas voltadas para o turismo religioso. Os cenários serão estudados a partir de duas categorias geográficas: a paisagem quando a abordagem pautar-se nos momentos festivos e o território quando entrar em cena a análise de políticas públicas voltadas para o turismo religioso. Três serão os momentos abordados em relação a Goiás: a origem da devoção, as manifestações devocionais e as políticas públicas voltadas para o turismo religioso. Convidamos o leitor para se tornar um turista a peregrinar por entre caminhos festivos de padroeiros por Goiás afora.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem ônus para a mesma, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista