5. Neuromarketing: uma nova disciplina acadêmica?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v2i2.4560

Palavras-chave:

Neuromarketing, Comportamento de Consumo, Interdisciplinaridade

Resumo

Através da aplicação de técnicas neurocientíficas, o Neuromarketing busca entender como ocorrem os processos de decisão de compra. Verifica-se que há um grande movimento em torno do Neuromarketing no ambiente empresarial, apontando que o desenvolvimento desta nova área de conhecimento, bem como a sua possível autonomia, estão em desenvolvimento. Por meio de um estudo exploratório, mapeou-se a construção deste campo de conhecimento no tempo, levando à formação de uma possível nova disciplina científica e acadêmica, assim como verificar a sua origem interdisciplinar. Ademais, apresenta-se a construção de um mapa a partir de dados secundários, de modo a demonstrar a percepção da história e das contribuições potenciais do Neuromarketing, a partir de uma análise da produção científica na área. A partir de um conjunto de dados levantados, conclui-se que existe uma dinâmica de construção do Neuromarketing em torno dos diferentes atores na academia e nos negócios, levando à formulação de hipóteses quanto à maturidade desta nova disciplina acadêmica.

Biografia do Autor

Eric David Cohen, Unicamp

Marketing

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Publicado

2017-12-12

Como Citar

Cohen, E. D., Lima, G. G., & Schulz, P. A. B. (2017). 5. Neuromarketing: uma nova disciplina acadêmica?. Marketing & Tourism Review, 2(2). https://doi.org/10.29149/mtr.v2i2.4560

Edição

Seção

Artigos