4. Comportamento Infantil e Ambiente Familiar: Percepções dos Pais de Crianças sobre a Propaganda Infantil

Autores

  • Marcela Moreira Santos
  • Mariana de Freitas Coelho Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v2i2.4559

Palavras-chave:

Publicidade infantil, comportamento da criança, marketing no contexto familiar

Resumo

O presente estudo tem por objetivo compreender as percepções dos pais sobre o comportamento de consumo de seus filhos, enfatizando o ambiente familiar. A pesquisa é qualitativa e tem caráter exploratório e de campo, com dados coletados por meio de roteiro estruturado respondido por 22 pais de filhos entre 8 a 12 anos de idade por intermédio da escola das crianças. As respostas dos pais foram analisadas via análise de conteúdo. Os resultados apontaram o uso de meios eletrônicos pelas crianças em suas horas vagas, como celular, videogame, computador e televisão. Outro resultado foi quanto aos argumentos utilizados para convencer os pais a comprarem, como a justificativa de precisarem do produto e de outros colegas possuírem o produto almejado. Vários pais consideram as propagandas infantis apelativas, porém muitos assumem seu papel de educador quanto ao consumo dos filhos.

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Publicado

2017-12-12

Como Citar

Santos, M. M., & Coelho, M. de F. (2017). 4. Comportamento Infantil e Ambiente Familiar: Percepções dos Pais de Crianças sobre a Propaganda Infantil. Marketing & Tourism Review, 2(2). https://doi.org/10.29149/mtr.v2i2.4559

Edição

Seção

Artigos