A Percepção Do Cliente Sobre A Importância Da Rastreabilidade Das Garrafas De Vidro Na Cadeia Cervejeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v3i3.4513

Palavras-chave:

rastreabilidade, valor, segurança dos alimentos

Resumo

A transparência na identificação da origem dos alimentos é uma necessidade. Após várias ocorrências de recalls e incidentes relacionados à insegurança dos alimentos ocorridos pelo mundo, gerou-se uma maior conscientização dos consumidores sobre as questões de segurança alimentar. Neste cenário, a rastreabilidade dos alimentos aparece como uma ferramenta importante. Este artigo tem como objetivo avaliar o valor percebido da rastreabilidade das garrafas de vidro na cadeia cervejeira. A pesquisa foi desenvolvida em uma indústria vidreira produtora de garrafas de cerveja de vidro e fornecedora de várias cervejarias em uma empresa brasileira. O estudo foi realizado através de análise documental a qual produziu um conjunto quantitativo de informações relacionadas ao nível de satisfação das cervejarias relacionadas a vários aspectos do produto e serviços prestados pela empresa, como: expectativa do cliente, qualidade da embalagem, qualidade da etiqueta, qualidade no recebimento e o atendimento às reclamações. Os resultados apresentam a rastreabilidade como uma ferramenta para preservar a integridade e autenticidade do produto. Esta análise pode ser útil para a criação e desenvolvimento de novas diretrizes para melhorar o processo produtivo das garrafas de vidros visando maior grau de satisfação das cervejarias e aumentando o grau de segurança dos alimentos na cadeia cervejeira. 

Biografia do Autor

Carolina Xavier da Silva Seixas, Universidade Federal Fluminense

Departamento de Administração. Universidade Federal Fluminense (UFF) 

Aldara da Silva Cesar, Universidade Federal Fluminense

Departamento de Engenharia de Agronegócios

Priscilla Cristina Cabral Ribeiro, Universidade Federal Fluminense

Departamento de Engenharia de Produção

Áreas: Logística, Gestão da Cadeia de suprimentos, Gestão da tecnologia da informação

Downloads

Publicado

2018-12-22

Como Citar

Seixas, C. X. da S., Cesar, A. da S., & Ribeiro, P. C. C. (2018). A Percepção Do Cliente Sobre A Importância Da Rastreabilidade Das Garrafas De Vidro Na Cadeia Cervejeira. Marketing & Tourism Review, 3(3). https://doi.org/10.29149/mtr.v3i3.4513

Edição

Seção

Artigos