Discussão atual sobre o tema souvenir gastronômico no turismo: revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.29149/mtr.v3i3.4504Palavras-chave:
turismo, souvenir gastronômico, revisão de literaturaResumo
Os souvenirs gastronômicos são produtos derivados de alimentos ou bebidas, adquiridos pelos turistas ao redor do mundo, levados para casa como uma lembrança, trazem a identidade do destino/local visitado e, estão diretamente relacionados à atividade turística, sendo que seu consumo é influenciado pela experiência vivida nos lugares de um destino turístico. Segundo Horodyski et al. (2014), com base em outros autores, o souvenir gastronômico deve considerar cinco elementos que compõe as suas características principais: Alimentos e Bebidas, Identificação, Embalagem, Transporte e Identidade. Neste estudo, busca-se analisar a produção científica atual sobre o tema souvenir gastronômico, tendo como recorte os artigos e publicações em eventos buscados nas bases de dados Scopus, Publicações em turismo, Spell, Science Direct, Portal Capes, Scielo e Google Acadêmico. A metodologia escolhida para o presente estudo foi a pesquisa bibliográfica e o Methodi Ordinatio, que busca uma forma organizada de revisão de literatura sobre um tema específico, neste método busca-se primeiramente os artigos e publicações em sites de base de dados e depois utiliza-se os programas Zotero e JabRef, gerenciador bibliográfico e de referências. Totalizaram-se cinco artigos científicos e quatro trabalhos publicados em eventos, como resultado, pode-se afirmar que há pouca produção científica sobre o tema e, que iniciou a partir desde 2014, sendo portanto publicações recentes. Tem como principais abordagens: o consumo/comportamento do turista em relação ao souvenir gastronômico; a oferta dos produtos souvenirs gastronômicos; a relação do produto como souvenir gastronômico; a relação entre economia criativa e souvenir gastronômico e os elementos da geodiversidade tornando-se souvenirs gastronômicos um diferencial aos Geoparks.Downloads
Publicado
2018-12-22
Como Citar
Kovaleski, A., Coutinho, H. de M., & Horodyski, G. S. (2018). Discussão atual sobre o tema souvenir gastronômico no turismo: revisão de literatura. Marketing & Tourism Review, 3(3). https://doi.org/10.29149/mtr.v3i3.4504
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2018 Anaïs Kovaleski, Heloisa de Miranda Coutinho, Graziela Scalise Horodyski
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem ônus para a mesma, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista