Discussão atual sobre o tema souvenir gastronômico no turismo: revisão de literatura

Autores

  • Anaïs Kovaleski Universidade Federal do Paraná
  • Heloisa de Miranda Coutinho Universidade Federal do Paraná
  • Graziela Scalise Horodyski Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v3i3.4504

Palavras-chave:

turismo, souvenir gastronômico, revisão de literatura

Resumo

Os souvenirs gastronômicos são produtos derivados de alimentos ou bebidas, adquiridos pelos turistas ao redor do mundo, levados para casa como uma lembrança, trazem a identidade do destino/local visitado e, estão diretamente relacionados à atividade turística, sendo que seu consumo é influenciado pela experiência vivida nos lugares de um destino turístico. Segundo Horodyski et al. (2014), com base em outros autores, o souvenir gastronômico deve considerar cinco elementos que compõe as suas características principais: Alimentos e Bebidas, Identificação, Embalagem, Transporte e Identidade. Neste estudo, busca-se analisar a produção científica atual sobre o tema souvenir gastronômico, tendo como recorte os artigos e publicações em eventos buscados nas bases de dados Scopus, Publicações em turismo, Spell, Science Direct, Portal Capes, Scielo e Google Acadêmico. A metodologia escolhida para o presente estudo foi a pesquisa bibliográfica e o Methodi Ordinatio, que busca uma forma organizada de revisão de literatura sobre um tema específico, neste método busca-se primeiramente os artigos e publicações em sites de base de dados e depois utiliza-se os programas Zotero e JabRef, gerenciador bibliográfico e de referências. Totalizaram-se cinco artigos científicos e quatro trabalhos publicados em eventos, como resultado, pode-se afirmar que há pouca produção científica sobre o tema e, que iniciou a partir desde 2014, sendo portanto publicações recentes. Tem como principais abordagens: o consumo/comportamento do turista em relação ao souvenir gastronômico; a oferta dos produtos souvenirs gastronômicos; a relação do produto como souvenir gastronômico; a relação entre economia criativa e souvenir gastronômico e os elementos da geodiversidade tornando-se souvenirs gastronômicos um diferencial aos Geoparks.

Biografia do Autor

Anaïs Kovaleski, Universidade Federal do Paraná

Mestranda em Turismo pela Universidade Federal do  Paraná, Bacharel em Turismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Heloisa de Miranda Coutinho, Universidade Federal do Paraná

Mestranda em Turismo pela Universidade Federal do Paraná, Especialista em Gestão Comercial pela Fundação Getúlio Vargas, Bacharel em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Graziela Scalise Horodyski, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná, Mestre em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí e Professora do Departamento de Turismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa. 

Downloads

Publicado

2018-12-22

Como Citar

Kovaleski, A., Coutinho, H. de M., & Horodyski, G. S. (2018). Discussão atual sobre o tema souvenir gastronômico no turismo: revisão de literatura. Marketing & Tourism Review, 3(3). https://doi.org/10.29149/mtr.v3i3.4504

Edição

Seção

Artigos