O SENTIDO DO TRABALHO PARA GESTORES DE LOJAS EM SHOPPING CENTER: O CASO DE UMA CIDADE DE FEIRANTES

Autores

  • Wagner Rocha Gomes Faculdade Maurício de Nassau Universidade Federal de Pernambuco
  • Elisabeth Cavalcante Santos Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.25113/farol.v6i17.4197

Palavras-chave:

Sentido do trabalho, Shopping center, Agreste

Resumo

Busca-se analisar e compreender a percepção do sentido do trabalho para profissionais que atuam em um shopping center localizado na cidade de Caruaru, na região do Agreste de Pernambuco. Discute-se a centralidade do trabalho na contemporaneidade, de forma situada, considerando a realidade social e histórica da região em questão. Foram entrevistados sete gerentes e os resultados apresentaram as categorias horário, infraestrutura, público, trabalho e centralidade, empowerment e busca de melhores condições de trabalho em cidades maiores. A conclusão indica que os sujeitos pontuam o trabalho como elemento central em suas vidas e reproduzem discursos gerencialistas, impostos pelas organizações contemporâneas. Estes discursos, entretanto, se chocam com modos de vida e de trabalho tipicamente agrestinos, reforçando a existência de uma realidade híbrida no contexto do Agreste, no qual shopping e comércio/feira representam a dinâmica cultural dessa região.

Biografia do Autor

Wagner Rocha Gomes, Faculdade Maurício de Nassau Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Administrador do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

2020-03-20

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Artigos