ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE LEICESTER: UMA GARRAFA A AFUNDAR

Autores/as

  • Juan Felipe Espinosa-Cristia Universidade Técnica Federico Santa María

DOI:

https://doi.org/10.25113/farol.v10i29.8271

Palabras clave:

Escola de Administração de Leicester, Estudos Críticos de Administração, Crítica, Trabalho Acadêmico

Resumen

Os teóricos críticos da Escola de Frankfurt gostavam de se descrever como uma "mensagem em uma garrafa". Os acontecimentos de 2022 na Universidade de Leicester, onde cada um de nós já estudou e/ou trabalhou, e onde 26 acadêmicos foram alvo de demissão porque suas pesquisas foram consideradas pela gerência como alinhadas principalmente com os estudos críticos de administração, nos dão motivos para temer que a atual teoria crítica de administração e organização esteja flutuando em um oceano cada vez mais inóspito. A lição, acreditam os autores deste artigo, é que devemos levar a sério os ataques à teoria crítica que se desenvolveram em Leicester. Precisamos enfatizar o sucesso de qualquer perspectiva crítica e criar espaços para estudos críticos.

Citas

Brown, Steve D. (2005). Titanic. In Campbell Jones & Damian O’Doherty. Manifestos for the Business School of Tomorrow (pp. 150-156). S.l.: Dval Books.

Jones, Campbell & O’Doherty, Damian (2005). Manifestos for the Business School of Tomorrow. S.l.: Dval Books.

Feenstra, Ramón A.; Delgado-López, Emilio, Pallarés-Domínguez, Daniel (2021). Research misconduct in the fields of ethics and philosophy: researchers’ perceptions in Spain. Science and engineering ethics, 27(1), 1-21.

Hancock, Philip & Tyler, Melissa. (2005). Gibson Burrell: diabolical architect. The Sociological Review, 53(sup1), 46-62.

Harvie, David, Lightfoot, Geoff, Lilley, Simon, & Weir, Kenneth. (2021). Social investment innovation and the ‘social turn’of neoliberal finance. Critical Perspectives on Accounting, 79, 102248.

Lilley, Simon, Harvie, David, Lightfoot, Geoff, & Weir, Kenneth. (2020). Using derivative logic to speculate on the future of the social investment market. Journal of Urban Affairs, 42(6), 920-936.

Mountz, Alison, Bonds, Anne, Mansfield, Becky, Loyd, Jenna, Hyndman, Jennifer, Walton-Roberts, Margaret, Basu, Ranu, Whitson, Risa, Hawkins, Roberta, Hamilton, Trina, & Curran, Winifried (2015). For slow scholarship: A feminist politics of resistance through collective action in the neoliberal university. ACME: An International Journal for Critical Geographies, 14(4), 1235-1259.

Parker, Martin (2014). Critical Management Studies at Leicester. Recuperado el 12 de enero 2023 de: http://staffblogs.le.ac.uk/business/2014/06/25/critical-management-studies-at-leicest

Spicer, Andrew, Alvesson, Matt, & Kärreman, Dan (2016). Extending critical performativity. Human Relations, 69(2), 225-249.

Publicado

2023-11-17

Número

Sección

Provocações