ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE LEICESTER: UMA GARRAFA A AFUNDAR
DOI:
https://doi.org/10.25113/farol.v10i29.8271Palabras clave:
Escola de Administração de Leicester, Estudos Críticos de Administração, Crítica, Trabalho AcadêmicoResumen
Os teóricos críticos da Escola de Frankfurt gostavam de se descrever como uma "mensagem em uma garrafa". Os acontecimentos de 2022 na Universidade de Leicester, onde cada um de nós já estudou e/ou trabalhou, e onde 26 acadêmicos foram alvo de demissão porque suas pesquisas foram consideradas pela gerência como alinhadas principalmente com os estudos críticos de administração, nos dão motivos para temer que a atual teoria crítica de administração e organização esteja flutuando em um oceano cada vez mais inóspito. A lição, acreditam os autores deste artigo, é que devemos levar a sério os ataques à teoria crítica que se desenvolveram em Leicester. Precisamos enfatizar o sucesso de qualquer perspectiva crítica e criar espaços para estudos críticos.
Citas
Brown, Steve D. (2005). Titanic. In Campbell Jones & Damian O’Doherty. Manifestos for the Business School of Tomorrow (pp. 150-156). S.l.: Dval Books.
Jones, Campbell & O’Doherty, Damian (2005). Manifestos for the Business School of Tomorrow. S.l.: Dval Books.
Feenstra, Ramón A.; Delgado-López, Emilio, Pallarés-Domínguez, Daniel (2021). Research misconduct in the fields of ethics and philosophy: researchers’ perceptions in Spain. Science and engineering ethics, 27(1), 1-21.
Hancock, Philip & Tyler, Melissa. (2005). Gibson Burrell: diabolical architect. The Sociological Review, 53(sup1), 46-62.
Harvie, David, Lightfoot, Geoff, Lilley, Simon, & Weir, Kenneth. (2021). Social investment innovation and the ‘social turn’of neoliberal finance. Critical Perspectives on Accounting, 79, 102248.
Lilley, Simon, Harvie, David, Lightfoot, Geoff, & Weir, Kenneth. (2020). Using derivative logic to speculate on the future of the social investment market. Journal of Urban Affairs, 42(6), 920-936.
Mountz, Alison, Bonds, Anne, Mansfield, Becky, Loyd, Jenna, Hyndman, Jennifer, Walton-Roberts, Margaret, Basu, Ranu, Whitson, Risa, Hawkins, Roberta, Hamilton, Trina, & Curran, Winifried (2015). For slow scholarship: A feminist politics of resistance through collective action in the neoliberal university. ACME: An International Journal for Critical Geographies, 14(4), 1235-1259.
Parker, Martin (2014). Critical Management Studies at Leicester. Recuperado el 12 de enero 2023 de: http://staffblogs.le.ac.uk/business/2014/06/25/critical-management-studies-at-leicest
Spicer, Andrew, Alvesson, Matt, & Kärreman, Dan (2016). Extending critical performativity. Human Relations, 69(2), 225-249.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Juan Felipe Espinosa-Cristia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Assume-se que em qualquer das modalidades de contribuições aceitas pela Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade, ao submeter um trabalho, o(s) autor(es) se reconhece(m) como detentor(es) do direito autoral sobre ele e autoriza(m) seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído, adaptado e impresso, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original. Em caso de aprovação do trabalho para publicação, os direitos autorais (inclusive os direitos de tradução) são exclusivamente do(s) autor(es).
Os autores devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).