REPLICA 2 - UNIVERSIDAD PÚBLICA: UN PROYECTO EN DISPUTA EN LA CONTEMPORÁNEA
DOI:
https://doi.org/10.25113/farol.v9i25.7652Palabras clave:
Universidad, Política, Educación transformadoraResumen
Este texto se inspira en la mesa redonda celebrada en el XI EnEO, cuyo tema fue La Universidad Pública: un proyecto en disputa en la época contemporánea. Las reflexiones aquí expuestas representan diferentes puntos de vista sobre la universidad, estando compuestas por la proposición inicial de José Henrique de Faria, las réplicas de Pedro Demo y Elisângela de Jesus Furtado da Silva y, por último, la dúplica de José Henrique de Faria. El debate considera que lo que está en disputa no es el proyecto de universidad pública, sino el proyecto de Educación Transformadora y la educación bancaria, la primera como emancipación y la segunda como reproducción. En este escenario, quienes aún defienden la Universidad Pública, Gratuita, de Calidad y Socialmente Referenciada no pueden mostrarse desatentos, ajenos, omisos y pasivos ante los proyectos que están en disputa.
Citas
Chauí, Marilena (1999). A universidade operacional. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior,4(3), 3-8.
Fonseca, Maria R. F. (2018). A ciência popularmente tratada, e não a ciência profissionalmente discutida tal será o nosso sistema de redação. Imprensa e vulgarização das ciências no Brasil na segunda metade do século XIX. Varia Historia, 66(34), 637-668.
Gomes, Angela C. & Hansen, Patrícia S. (2016). Intelectuais mediadores: práticas culturais e ação política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
Humboldt, Wilhelm v. (1997). Sobre a organização interna e externa das instituições científicas superiores em Berlim. In Gerhard Casper Wilhelm von Humboldt. Um mundo sem universidades? Rio de Janeiro: EdUERJ.
Lima, Manolita C. & Prolo, Ivor, Assumpcção, Solange B, & Leal, Fernanda (2021). Unilab 10 anos: gênese, desafios e conquistas. Blumenau: Furb.
Sousa Santos, Boaventura. (2018). Los dolores que quedan son las libertades que faltan. Conferencia inaugural de la CRES 2018. Integración y Conocimiento, 7(2), 8-21.
Steimberg, Rodrigo (2020). Sobre la crítica al reproductivismo en educación: escuela y Estado en el trabajo de Louis Althusser. Trabajo y Sociedad, 34(21), 111-120.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Elisângela de Jesus Furtado da Silva

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Assume-se que em qualquer das modalidades de contribuições aceitas pela Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade, ao submeter um trabalho, o(s) autor(es) se reconhece(m) como detentor(es) do direito autoral sobre ele e autoriza(m) seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído, adaptado e impresso, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original. Em caso de aprovação do trabalho para publicação, os direitos autorais (inclusive os direitos de tradução) são exclusivamente do(s) autor(es).
Os autores devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).