REPLY 2 - PUBLIC UNIVERSITY: A PROJECT IN DISPUTE IN CONTEMPORARY
DOI:
https://doi.org/10.25113/farol.v9i25.7652Keywords:
University, Politics, Transformative educationAbstract
This text is inspired by the discussion panel held at the XI ENEO, whose theme was Public University: a project in dispute in contemporary times. The reflections here represent different views about the university, being composed of the initial proposition by José Henrique de Faria, the replies by Pedro Demo and Elisângela de Jesus Furtado da Silva, and finally, the rejoinder by José Henrique de Faria. The discussion problematizes the organization's growing loss of autonomy, the historical contradictions and current dilemmas, and expresses faces of distinct political projects. It is considered that what is in dispute is not the public university project, but the project of Transformative Education and banking education, the first as emancipation and the second as reproduction. In this scenario, those who still defend the Public, Free, Quality and Socially Referenced University cannot be inattentive, alienated, omissive and passive before the projects that are in dispute.
References
Chauí, Marilena (1999). A universidade operacional. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior,4(3), 3-8.
Fonseca, Maria R. F. (2018). A ciência popularmente tratada, e não a ciência profissionalmente discutida tal será o nosso sistema de redação. Imprensa e vulgarização das ciências no Brasil na segunda metade do século XIX. Varia Historia, 66(34), 637-668.
Gomes, Angela C. & Hansen, Patrícia S. (2016). Intelectuais mediadores: práticas culturais e ação política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
Humboldt, Wilhelm v. (1997). Sobre a organização interna e externa das instituições científicas superiores em Berlim. In Gerhard Casper Wilhelm von Humboldt. Um mundo sem universidades? Rio de Janeiro: EdUERJ.
Lima, Manolita C. & Prolo, Ivor, Assumpcção, Solange B, & Leal, Fernanda (2021). Unilab 10 anos: gênese, desafios e conquistas. Blumenau: Furb.
Sousa Santos, Boaventura. (2018). Los dolores que quedan son las libertades que faltan. Conferencia inaugural de la CRES 2018. Integración y Conocimiento, 7(2), 8-21.
Steimberg, Rodrigo (2020). Sobre la crítica al reproductivismo en educación: escuela y Estado en el trabajo de Louis Althusser. Trabajo y Sociedad, 34(21), 111-120.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Elisângela de Jesus Furtado da Silva

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Assume-se que em qualquer das modalidades de contribuições aceitas pela Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade, ao submeter um trabalho, o(s) autor(es) se reconhece(m) como detentor(es) do direito autoral sobre ele e autoriza(m) seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído, adaptado e impresso, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original. Em caso de aprovação do trabalho para publicação, os direitos autorais (inclusive os direitos de tradução) são exclusivamente do(s) autor(es).
Os autores devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).