ENSAYO SOBRE LA MIRADA – CINE, FOTOGRAFÍA Y LA CONSTRUCCIÓN DE FICCIONES URBANAS
DOI:
https://doi.org/10.25113/farol.v5i14.4387Palabras clave:
Fotografia, Cine, Mirar, Ficción, CiudadResumen
Con el apoyo práctico y teórico de la película Tokyo-Ga, de Wim Wenders, y del trabajo fotográfico Em busca de Elliott Erwitt, desarrollado por mí en el proyecto de mestrado por el PPGAV - UFRGS, analizo la fuerza de las imágenes para la construcción de cierta mirada sobre la ciudad. La fotografía y el cine tendrían un papel importante en la construcción de un imaginario urbano, interfiriendo en nuestros deseos de ver y de relacionarse socialmente. Los pensadores como Susan Sontag y Marc Augé detuvieron sus reflexiones en la relación existente entre el envolvimiento y la producción de imágenes, percibiendo éticas de conducta social en lo que se refiere, principalmente, al fotografiar. Esta producción de imágenes interferiría directamente en lo real, proponiendo un recorte del mismo a través de la mirada, lo que François Soulages se referiría como un ejercicio de la ficción.
Citas
Augé, M. (2013). L´impossible voyage: le tourisme et ses images. Paris: Rivages.
Aumont, J. (2011). A imagem: olhar, matéria, presença (3a ed.). Lisboa: Texto & Grafia.
Erwitt, E. (2011). Elliott Erwitt´s New York. Henrichemont: teNeues.
Merleau-Ponty, M. (2014). O visível e o invisível. São Paulo: Perspectiva.
Sontag, S. (2004). Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras.
Soulages, F. (2009). A ficção fotográfica: antropologia & estética. In: A invenção de um mundo: Coleção da Maison Européene de La Photographie, Paris (pp. 148-155). São Paulo: Itaú Cultural.
Tokyo-Ga. (1985). Direção: Wim Wenders. [Alemanha]: Vinny Films. 1 DVD. (92 min.).
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Assume-se que em qualquer das modalidades de contribuições aceitas pela Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade, ao submeter um trabalho, o(s) autor(es) se reconhece(m) como detentor(es) do direito autoral sobre ele e autoriza(m) seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído, adaptado e impresso, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original. Em caso de aprovação do trabalho para publicação, os direitos autorais (inclusive os direitos de tradução) são exclusivamente do(s) autor(es).
Os autores devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).