ENSAIO SOBRE O OLHAR – CINEMA, FOTOGRAFIA E A CONSTRUÇÃO DE FICÇÕES URBANAS

Autores

  • Giordano Toldo UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.25113/farol.v5i14.4387

Palavras-chave:

Fotografia, Cinema, Olhar, Ficção, Cidade

Resumo

Com apoio prático e teórico do filme Tokyo-Ga, de Wim Wenders, e do trabalho fotográfico Em busca de Elliott Erwitt, desenvolvido por mim no projeto de mestrado pelo PPGAV – UFRGS, analiso a força das imagens para a construção de certo olhar sobre a cidade. A fotografia e o cinema teriam papel importante na construção de um imaginário urbano, interferindo nos nossos desejos de ver e de se relacionar socialmente. Pensadores como Susan Sontag e Marc Augé detiveram suas reflexões na relação existente entre o envolvimento e a produção de imagens, percebendo éticas de conduta social no que se refere, principalmente, ao fotografar. Esta produção de imagens interferiria diretamente no real, propondo um recorte do mesmo através do olhar, aquilo que François Soulages se referiria como um exercício da ficção.

Referências

Aquino, L. (2016). Picture ahead : a Kodak e a construção do turista-fotógrafo. São Paulo: Ed. do Autor.

Augé, M. (2013). L´impossible voyage: le tourisme et ses images. Paris: Rivages.

Aumont, J. (2011). A imagem: olhar, matéria, presença (3a ed.). Lisboa: Texto & Grafia.

Erwitt, E. (2011). Elliott Erwitt´s New York. Henrichemont: teNeues.

Merleau-Ponty, M. (2014). O visível e o invisível. São Paulo: Perspectiva.

Sontag, S. (2004). Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras.

Soulages, F. (2009). A ficção fotográfica: antropologia & estética. In: A invenção de um mundo: Coleção da Maison Européene de La Photographie, Paris (pp. 148-155). São Paulo: Itaú Cultural.

Tokyo-Ga. (1985). Direção: Wim Wenders. [Alemanha]: Vinny Films. 1 DVD. (92 min.).

Downloads

Publicado

2019-02-09

Edição

Seção

Registros fotográficos