ESSAY ON LOOK – CINEMA, PHOTOGRAPHY AND THE CONSTRUCTION OF URBAN FICTIONS
DOI:
https://doi.org/10.25113/farol.v5i14.4387Keywords:
Photography, Cinema, Look, Fiction, CityAbstract
With practical and theoretical support of Wim Wenders' Tokyo-Ga and the photographic work Em busca de Elliott Erwitt, developed by me in the master project by PPGAV - UFRGS, I analyze the force of the images to construct a certain look about the city. Photography and cinema would play an important role in the construction of an urban imaginary, interfering with our desires to see and relate socially. Thinkers such as Susan Sontag and Marc Augé aimed their reflections on the relationship between the involvement and the production of images, perceiving ethics of social conduct in what refers, especially, to photography. This production of images would directly interfere in the real, proposing a cut of the same through the look, what François Soulages would refer like an exercise of the fiction.
References
Augé, M. (2013). L´impossible voyage: le tourisme et ses images. Paris: Rivages.
Aumont, J. (2011). A imagem: olhar, matéria, presença (3a ed.). Lisboa: Texto & Grafia.
Erwitt, E. (2011). Elliott Erwitt´s New York. Henrichemont: teNeues.
Merleau-Ponty, M. (2014). O visível e o invisível. São Paulo: Perspectiva.
Sontag, S. (2004). Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras.
Soulages, F. (2009). A ficção fotográfica: antropologia & estética. In: A invenção de um mundo: Coleção da Maison Européene de La Photographie, Paris (pp. 148-155). São Paulo: Itaú Cultural.
Tokyo-Ga. (1985). Direção: Wim Wenders. [Alemanha]: Vinny Films. 1 DVD. (92 min.).
Downloads
Published
Issue
Section
License
Assume-se que em qualquer das modalidades de contribuições aceitas pela Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade, ao submeter um trabalho, o(s) autor(es) se reconhece(m) como detentor(es) do direito autoral sobre ele e autoriza(m) seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído, adaptado e impresso, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original. Em caso de aprovação do trabalho para publicação, os direitos autorais (inclusive os direitos de tradução) são exclusivamente do(s) autor(es).
Os autores devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).