TRABAJO EMOCIONAL Y GÉNERO: UN ESTUDIO EN UN SUPERMERCADO DEL ESTADO DE MINAS GENERAL
DOI:
https://doi.org/10.25113/farol.v6i16.3811Palabras clave:
Trabajo emocional, Genero, Operador de caja, SupermercadoResumen
O objetivo deste trabalho consiste em analisar como se configura (em suas diferenças e similitudes) o trabalho emocional de homens e mulheres ocupantes do cargo de caixa de um supermercado no estado de Minas Gerais. Para a construção teórica deste estudo, foram abordadas as seguintes temáticas: Trabalho emocional; Gênero; bem como suas interseções. A partir de uma metodologia de natureza qualitativa, foram realizadas onze entrevistas semiestruturadas, sendo oito operadores de caixa, duas gerentes de caixa e um gestor de pessoas. Foi possível analisar que algumas características do trabalho emocional, em relação ao gênero do operador, se manifestam de maneiras semelhantes, como as consequências da dissonância emocional presente nos atos dos entrevistados, e outras diferentes, sendo possível averiguar que as mulheres atuam com a ação do deep acting, enquanto os homens optam pela ação do surface acting no exercício deste trabalho.
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