A BELEZA COMPENSA: O CAPITAL ERÓTICO COMO FONTE DE PODER SIMBÓLICO NAS ORGANIZAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.25113/farol.v6i15.3530Palabras clave:
capital erótico, poder simbólico, mídiaResumen
Esta pesquisa qualitativa, exploratório-descritiva objetivou identificar quais aspectos do CAPITAL ERÓTICO são mais importantes para o executivo brasileiro, conforme as revistas Você SA e EXAME. Para tanto, submeteram-se reportagens dessas publicações à análise de conteúdo. Pelos achados, beleza física, vestimenta, carisma e bom humor mostram-se os itens de maior relevância nesse universo. Peso e idade, ainda que não detalhados nessa literatura, também se apresentam como importantes. Os resultados evidenciam, ainda, que as reportagens se silenciam sobre a sexualidade. Possíveis causas e implicações disso são discutidas, ao fim do trabalho.Citas
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Edições 70, 2011.
BELLONI, L., 2015, Companhia Indiana proíbe tripulação acima do peso de voar. disponível em http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/companhia-indiana-proibe-tripulacao-acima-do-peso-de-voar
BOURDIEU, P. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002
BRULON, V. Transpondo Bourdieu para as Organizações: um Convite à Sociologia Reflexiva em Estudos Organizacionais.ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO 2013
CAPPELLE, M. C. A.et al. Uma análise da dinâmica do poder e das relações de gênero no espaço organizacional. RAE-eletrônica, v. 3, n. 2, p. 22, 2004.
CARRIERI, A., PAULA, A. P. P. D.;DAVEL, E. (2014). Identidade nas Organizações: múltipla? fluida? autônoma? Organizações&Sociedade, 15(45).
CAWLEY, J. The Impact of obesity on wages.The Journal of Human Resources, Vol. 39, No. 2. (Spring, 2004), pp. 451-474.
COLLIS, J.; HUSSEY, R.Pesquisa em administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. Porto Alegre: Bookman, 2005.
DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. Rio de janeiro: Contraponto, v. 102, p. 85-102, 1997.
ETCOFF, N. Survival of the prettiest: the science of beauty.Anchor, 2011.
FLORES-PEREIRA, M. T. Corpo, Pessoa e Organizações.Organizações& Sociedade, v. 17, n. 54, 2010.
GASPARINI, C. 2014, 5maneiras de usar o guarda roupa a seu favor no trabalho disponível em http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/5-maneiras-de-usar-o-guarda-roupa-a-seu-favor-no-trabalho. Acesso em dez/2015.
GODOY, A. S. Introdução à Pesquisa Qualitativa e suas possibilidades.Revista de Administração de Empresas. São Paulo v. 35, n. 2, p. 57 - 63; n.3, p. 20 - 29; n.4, p. 65 - 71 mar/ag.1995.
GOULART, I. Estudos Exploratórios em Psicologia Organizacional e do Trabalho, UFMG 2013.
GREENFIELD, R. 2015, Mulheres sofrem discriminação por idade antes que homens disponível em http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/mulheres-sofrem-discriminacao-por-idade-antes-que-homens. Acesso em dez/2015.
GRISCI, C. L. I.; HOFMEISTER, P.; CIGERZA, G..Trabalho imaterial, controle e subjetividade na reestruturação produtiva bancária. Anais do XXVIII Encontro Nacional de Programas de Pós-Graduação em Administração, Curitiba, PR: Enanpad.[Links], 2004.
HAKIM, C. Capital Erótico. Rio de Janeiro: Best Business, 2012
HAMERMESH, D.; BIDDLE, J. Beauty and the Labor Market.AmericaEconomicalReview, 1994, 84(5), pp. 1174-94.
HELAL, D H. Flexibilização organizacional e empregabilidade individual: proposição de um modelo explicativo. Cadernos Ebape. BR 3.1 (2005): 01-15.
ITUASSU, C. T.; TONELLI, M. J. Notas sobre o conceito de sucesso.Revista de Administração Mackenzie, vol. 13, n. 6, nov/dez 2012, p. 197-224.
IVC BRASIL, 2014. Disponível em: www.http://ivcbrasil.org.br/default.asp?23984
Acesso em outubro/2015.
LOURO, G. L. Currículo, gênero e sexualidade. 2000.
MISOCZKY, M. C. A. Campo de poder e ação em Bourdieu: implicações de seu uso em estudos organizacionais. XXV ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (2001).
MORAES, R. (1999). Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre,22(37), 7-32.
NOVAES, J.V. O intolerável peso da feiúra: sobre as mulheres e seus corpos. Rio de Janeiro: Ed. PUC - Rio/Garamond, 2006.
PEREIRA, L. A. R.; SANTOS, G. E. dos. Capital erótico no ambiente organizacional: a sua influência no processo seletivo e na empregabilidade. Revista de Ciências Gerenciais, v. 17, n. 26, p. 21-34, 2013.
PUGLIA, C. R. Indicações para o tratamento operatório da obesidade mórbida. Revista da Associação Médica Brasileira, v. 50, n. 2, p. 118-118, 2004.
ROMEO, R. 2012, Contratar vendedor pela aparência física é uma boa idéia .disponível em http://exame.abril.com.br/revista-exame-pme/edicoes/49/noticias/contratar-vendedor-pela-aparencia-fisica-e-uma-boa-ideia. Acesso em dez/2015.
RODRIGUES, J., 2013 disponível em Como causar uma boa impressão em seus clientesdisponivel em http://exame.abril.com.br/revista-exame-pme/edicoes/56/noticias/como-causar-uma-boa-primeira-impressao-em-seus-clientes. Acesso em nov/2015.
SCHLÖSSER, A.; CAMARGO, B.V.. Aspectos não explícitos das representações sociais da beleza física em relacionamentos amorosos. Psicologia e Saber Social, v. 4, n. 1, p. 89-107, 2015.
SENDIN, T.a, 2011, Aparência importa sim. disponível em http://exame.abril.com.br/revista-voce-rh/edicoes/16/noticias/aparencia-importa. Acesso em dez/2015.
SIQUEIRA, M. V. S.; FREITAS, M. E. de. O papel da mídia especializada em negócios na reprodução do discurso organizacional em recursos humanos no Brasil. ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, v. 30, 2006.
SULIANO, D. H.. O Valor da Beleza. Por que as Pessoas Atraentes têm mais Sucesso. Rio de Janeiro: Campus-Elsevier, 2012, 199 p. Estudos Econômicos (São Paulo), v. 44, n. 2, p. 435-440, 2014.
TEIXEIRA, S. A. Produção e consumo social da beleza. Horizontes Antropológicos, v. 7, n. 16, p. 189-220, 2001.
TEIXEIRA, A. D.; DIAZ, M. D. M. Obesidade e o sucesso no mercado de trabalho utilizando a POF 2008-2009. Revista Gestão & Políticas Públicas, v. 1, n. 2, 2012.
THOMPSON, J. B. (2012). A mídia e a modernidade. Editora Vozes Limitada.
TOZZI, E., 2012, Beleza física pode trazer vantagens para a carreira. disponível em http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/edicoes/170/noticias/beleza-fisica-pode-trazer-vantagens-para-a-carreira. Acesso em nov/2015.
VIEIRA, M. M. F.; CALDAS, M. P. Teoria crítica e pós-modernismo: principais alternativas à hegemonia funcionalista. Revista de Administração de Empresas, v. 46, n. 1, p. 59-70, 2006.
WOOD JR, T.; PAULA, A. P. P. de. Pop-management: contos de paixão, lucro e poder. Organizações & Sociedade, v. 9, n. 24, 2014.
WOOD JR, T. Organizações de simbolismo intensivo. Revista de Administração de Empresas, v. 40, n. 1, p. 20-28, 2000.
WOLF, N. O mito da beleza. Rocco, 1992.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Assume-se que em qualquer das modalidades de contribuições aceitas pela Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade, ao submeter um trabalho, o(s) autor(es) se reconhece(m) como detentor(es) do direito autoral sobre ele e autoriza(m) seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído, adaptado e impresso, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original. Em caso de aprovação do trabalho para publicação, os direitos autorais (inclusive os direitos de tradução) são exclusivamente do(s) autor(es).
Os autores devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).