MANIFESTATIONS OF CREATIVITY AND ITS CENTRAL CONDITION IN ECONOMY AND CULTURE

Authors

  • Henrique Muzzio Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.25113/farol.v6i16.4956

Keywords:

Creativity, Economy, Culture

Abstract

O objetivo desse ensaio é ilustrar distintas formas de criatividade e evidenciar a importância da capacidade criativa para suprir a sociedade de demandas econômicas, sociais e culturais. A economia criativa é um emergente campo de conhecimento e tem se tornado um importante meio de difusão cultural e de produção econômica. Por meio de fotografias, evidenciamos manifestações de valores culturais que são dotadas de significados, de experiências coletivas, de saberes difundidos por gerações, de dons individuais e de movimentos de resistência a uma massificação impulsionada pela globalização e pela mecanização produtiva. A criatividade se torna um elemento socio econômico central e deve ser objeto de interesse acadêmico, das organizações e de políticas públicas.

Author Biography

Henrique Muzzio, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo. Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco.

References

British Council (2005). Mapping the creative industries: the UK context. London: British Council.

Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – FIRJAN (2016). Mapeamento da indústria criativa no Brasil. Rio de Janeiro: FIRJAN.

United Nations Conference on Trade and Development – UNCTAD. (2010). Creative economy report. New York: UNCTAD.

Published

2020-02-20

Issue

Section

Registros fotográficos