RÉPLICA 2 - UNIVERSIDADE PÚBLICA: UM PROJETO EM DISPUTA NA CONTEMPORANEIDADE
DOI:
https://doi.org/10.25113/farol.v9i25.7652Palavras-chave:
Universidade, Política, Educação transformadoraResumo
Esse texto é inspirado na mesa de discussão realizada no XI ENEO, cujo tema foi Universidade Pública: um projeto em disputa na contemporaneidade. As reflexões aqui representam olhares distintos sobre a universidade sendo composta pela proposição inicial de José Henrique de Faria, réplicas de Pedro Demo e Elisângela de Jesus Furtado da Silva, e por fim, a tréplica por José Henrique de Faria. A discussão problematiza a crescente perda de autonomia da organização, as históricas contradições e dilemas atuais e exprimem faces de projetos políticos distintos. Considera-se que, o que se encontra em disputa não é projeto de universidade pública, mas o projeto de Educação Transformadora e educação bancária, a primeira como emancipação e a segunda como reprodução. Nesse cenário, aqueles que ainda defendem a Universidade Pública, Gratuita, de Qualidade e Socialmente Referenciada não podem estar desatentos, alienados, omissos e passivos diante dos projetos que estão em disputa.
Referências
Chauí, Marilena (1999). A universidade operacional. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior,4(3), 3-8.
Fonseca, Maria R. F. (2018). A ciência popularmente tratada, e não a ciência profissionalmente discutida tal será o nosso sistema de redação. Imprensa e vulgarização das ciências no Brasil na segunda metade do século XIX. Varia Historia, 66(34), 637-668.
Gomes, Angela C. & Hansen, Patrícia S. (2016). Intelectuais mediadores: práticas culturais e ação política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
Humboldt, Wilhelm v. (1997). Sobre a organização interna e externa das instituições científicas superiores em Berlim. In Gerhard Casper Wilhelm von Humboldt. Um mundo sem universidades? Rio de Janeiro: EdUERJ.
Lima, Manolita C. & Prolo, Ivor, Assumpcção, Solange B, & Leal, Fernanda (2021). Unilab 10 anos: gênese, desafios e conquistas. Blumenau: Furb.
Sousa Santos, Boaventura. (2018). Los dolores que quedan son las libertades que faltan. Conferencia inaugural de la CRES 2018. Integración y Conocimiento, 7(2), 8-21.
Steimberg, Rodrigo (2020). Sobre la crítica al reproductivismo en educación: escuela y Estado en el trabajo de Louis Althusser. Trabajo y Sociedad, 34(21), 111-120.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Elisângela de Jesus Furtado da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Assume-se que em qualquer das modalidades de contribuições aceitas pela Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade, ao submeter um trabalho, o(s) autor(es) se reconhece(m) como detentor(es) do direito autoral sobre ele e autoriza(m) seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído, adaptado e impresso, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original. Em caso de aprovação do trabalho para publicação, os direitos autorais (inclusive os direitos de tradução) são exclusivamente do(s) autor(es).
Os autores devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).