RÉPLICA 2 - UNIVERSIDADE PÚBLICA: UM PROJETO EM DISPUTA NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Elisângela de Jesus Furtado da Silva Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.25113/farol.v9i25.7652

Palavras-chave:

Universidade, Política, Educação transformadora

Resumo

Esse texto é inspirado na mesa de discussão realizada no XI ENEO, cujo tema foi Universidade Pública: um projeto em disputa na contemporaneidade. As reflexões aqui representam olhares distintos sobre a universidade sendo composta pela proposição inicial de José Henrique de Faria, réplicas de Pedro Demo e Elisângela de Jesus Furtado da Silva, e por fim, a tréplica por José Henrique de Faria. A discussão problematiza a crescente perda de autonomia da organização, as históricas contradições e dilemas atuais e exprimem faces de projetos políticos distintos. Considera-se que, o que se encontra em disputa não é projeto de universidade pública, mas o projeto de Educação Transformadora e educação bancária, a primeira como emancipação e a segunda como reprodução. Nesse cenário, aqueles que ainda defendem a Universidade Pública, Gratuita, de Qualidade e Socialmente Referenciada não podem estar desatentos, alienados, omissos e passivos diante dos projetos que estão em disputa.

Biografia do Autor

Elisângela de Jesus Furtado da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda e Mestra em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos Pela UFMG. Bacharela em Administração pela PUC Minas. Gerente voluntária da Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS) da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Integra o Grupo de Pesquisa Interinstitucional "Múltiplos Olhares sobre a Universidade: Pessoas, Territórios e Projetos" (Unila, UFMG, UFSC, Unicamp, UNEMAT e ESPM). É filiada à Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), à Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO) e à Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias (ESOCITE.BR). Possui experiência nas áreas de Saúde Pública, Organizações Não Governamentais e Estudos Organizacionais.

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Publicado

2022-12-19

Edição

Seção

Debates