REFLEXIVIDADE E A APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE SENSEMAKING: ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS EM EMPRESAS JUNIORES DE SERGIPE

Autores

  • Adrianne Garcia Fundação Getulio Vargas
  • Ludmilla Meyer Montenegro Universidade Federal de Sergipe
  • Gracyanne Freire de Araújo Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.25113/farol.v8i21.6121

Palavras-chave:

Sensemaking, Reflexividade, Aprendizagem, Empresas juniores

Resumo

Este estudo visou entender como ocorrem a reflexividade e a aprendizagem na construção de sentido (sensemaking) de práticas estratégicas em empresas juniores vinculadas à Universidade Federal de Sergipe. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo descritiva e exploratória. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, focus groups, observações não-participantes e análise documental. Em seguida, esses dados foram triangulados e analisados por meio da análise de conteúdo e narrativa. Concluiu-se que reflexão faz parte do processo de aprendizagem. Quando surgem os elementos-surpresa que desestabilizam esses quadros, ocorre o processo de reflexão. Então, novos sentidos são gerados e postos em prática, até que esses novos estímulos sejam compreendidos e padronizados. Nesse ponto, surgem as novas práticas estratégicas e o ciclo é novamente iniciado.

Biografia do Autor

Adrianne Garcia, Fundação Getulio Vargas

Doutoranda em Administração de Empresas

Ludmilla Meyer Montenegro, Universidade Federal de Sergipe

Professora do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Sergipe

Gracyanne Freire de Araújo, Universidade Federal de Sergipe

Professora do Departamento de Administração na Universidade Federal de Sergipe

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Publicado

2021-07-29

Edição

Seção

Artigos