O “TRABALHO” DE PROFESSORAS READAPTADAS: DA DOCÊNCIA AO TRABALHO MORTO DA READAPTAÇÃO

Autores

  • Graziele Alves Amaral Universidade Federal de Goiás / Regional Jataí

DOI:

https://doi.org/10.25113/farol.v7i18.5497

Palavras-chave:

Readaptação Profissional. Trabalho Docente. Clínica Psicodinâmica do Trabalho.

Resumo

A pesquisa procurou compreender o trabalho vivo de professoras readaptadas da rede pública de ensino do Distrito Federal, fundamentada na abordagem teórico-metodológica da clínica psicodinâmica do trabalho. Foram realizadas 22 sessões. As professoras ressaltaram a importância da relação com os alunos. A violência no contexto escolar, o excesso de exigências, a falta de condições de trabalho e de reconhecimento são aspectos que geram frustração em relação à educação. O adoecimento, que lhes gerou a condição de readaptação, foi vivenciado com muitas perdas, inclusive em relação aos relacionamentos profissionais e com os alunos. O trabalho na readaptação foi mortificado pela imposição de realização de tarefas sem sentido, pelo excesso de prescrições ou pela total falta delas e pelas relações profissionais excludentes e até violentas. A clínica do trabalho surge como possibilidade de trazer à tona as falaciosas promessas da readaptação e a necessidade de repensar o modelo vigente adoecedor e excludente.

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Publicado

2020-07-28

Edição

Seção

Dossiê "Trabalho, subjetividade e contemporaneidade"