TENSÃO ENTRE RACIONALIDADES INSTRUMENTAL E SUBSTANTIVA EM UMA ESCOLA BÁSICA DE TEMPO INTEGRAL
DOI:
https://doi.org/10.25113/farol.v7i19.5396Palavras-chave:
Tensões, Racionalidades Instrumental e Substantiva, Educação integralResumo
O estudo busca compreender as tensões entre as racionalidades instrumental e substantiva, considerando-se as características dos principais enclaves da teoria da delimitação de sistemas sociais de Guerreiro Ramos (economia, isonomia e fenonomia) numa escola que se destacava pelo objetivo de obter a educação integral. Foi realizado um estudo de caso qualitativo no Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) em 2014, sendo os dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, de documentos, observação direta e interpretados segundo categorias da teoria da delimitação de sistemas sociais, do paradigma paraeconômico e da metodologia reflexiva. Foram constatadas tensões entre as diferentes formas de racionalidade e sistemas sociais – expressas por meio da busca de autorrealização humana, realização de tarefas rotineiras, regras impostas, remuneração, participação na gestão escolar, sobrevivência econômica, enfim, tensão entre diferentes racionalidades e sistemas sociais.
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