OS ESPAÇOS, AS PRÁTICAS E AS ETNOGRAFIAS NOS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS BRASILEIROS
DOI:
https://doi.org/10.25113/farol.v8i21.5225Palavras-chave:
Organizações, Etnografia, Cultura, Espaço organizacional, Estudos organizacionaisResumo
O objetivo deste ensaio teórico é realizar uma discussão a respeito da incorporação da etnografia como método de pesquisa na área de Administração e seus efeitos na construção epistemológica do conceito de espaço organizacional nos Estudos Organizacionais. A partir da retomada epistemológica do desenvolvimento de diferentes práticas etnográficas na Antropologia, especialmente o estruturalismo, o interpretativismo e o pós-estruturalismo, apresentamos como esses debates foram incorporados aos Estudos Organizacionais, enfatizando, mas não exclusivamente, a produção acadêmica brasileira. Argumentamos que a forma de condução da pesquisa etnográfica é que delimita as concepções de espaços nas organizações, pois é a relação espaço-tempo construída entre pesquisador e o campo de pesquisa a base para a desconstrução das organizações como entes e dos etnógrafos como sujeitos universais.
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