OS ESPAÇOS, AS PRÁTICAS E AS ETNOGRAFIAS NOS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS BRASILEIROS

Autores

  • Josiane Silva de Oliveira Universidade Estadual de Maringá
  • Marina Dantas de Figueiredo Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.25113/farol.v8i21.5225

Palavras-chave:

Organizações, Etnografia, Cultura, Espaço organizacional, Estudos organizacionais

Resumo

O objetivo deste ensaio teórico é realizar uma discussão a respeito da incorporação da etnografia como método de pesquisa na área de Administração e seus efeitos na construção epistemológica do conceito de espaço organizacional nos Estudos Organizacionais. A partir da retomada epistemológica do desenvolvimento de diferentes práticas etnográficas na Antropologia, especialmente o estruturalismo, o interpretativismo e o pós-estruturalismo, apresentamos como esses debates foram incorporados aos Estudos Organizacionais, enfatizando, mas não exclusivamente, a produção acadêmica brasileira. Argumentamos que a forma de condução da pesquisa etnográfica é que delimita as concepções de espaços nas organizações, pois é a relação espaço-tempo construída entre pesquisador e o campo de pesquisa a base para a desconstrução das organizações como entes e dos etnógrafos como sujeitos universais.

Biografia do Autor

Josiane Silva de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Adminisração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Adjunta da Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado

2021-07-29

Edição

Seção

Ensaios