MANIFESTAÇÕES DA CRIATIVIDADE E SUA CONDIÇÃO CENTRAL NA ECONOMIA E NA CULTURA
DOI:
https://doi.org/10.25113/farol.v6i16.4956Palavras-chave:
Criatividade, Economia, CulturaResumo
O objetivo desse ensaio é ilustrar distintas formas de criatividade e evidenciar a importância da capacidade criativa para suprir a sociedade de demandas econômicas, sociais e culturais. A economia criativa é um emergente campo de conhecimento e tem se tornado um importante meio de difusão cultural e de produção econômica. Por meio de fotografias, evidenciamos manifestações de valores culturais que são dotadas de significados, de experiências coletivas, de saberes difundidos por gerações, de dons individuais e de movimentos de resistência a uma massificação impulsionada pela globalização e pela mecanização produtiva. A criatividade se torna um elemento socio econômico central e deve ser objeto de interesse acadêmico, das organizações e de políticas públicas.
Referências
British Council (2005). Mapping the creative industries: the UK context. London: British Council.
Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – FIRJAN (2016). Mapeamento da indústria criativa no Brasil. Rio de Janeiro: FIRJAN.
United Nations Conference on Trade and Development – UNCTAD. (2010). Creative economy report. New York: UNCTAD.
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