MANIFESTAÇÕES DA CRIATIVIDADE E SUA CONDIÇÃO CENTRAL NA ECONOMIA E NA CULTURA

Autores

  • Henrique Muzzio Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.25113/farol.v6i16.4956

Palavras-chave:

Criatividade, Economia, Cultura

Resumo

O objetivo desse ensaio é ilustrar distintas formas de criatividade e evidenciar a importância da capacidade criativa para suprir a sociedade de demandas econômicas, sociais e culturais. A economia criativa é um emergente campo de conhecimento e tem se tornado um importante meio de difusão cultural e de produção econômica. Por meio de fotografias, evidenciamos manifestações de valores culturais que são dotadas de significados, de experiências coletivas, de saberes difundidos por gerações, de dons individuais e de movimentos de resistência a uma massificação impulsionada pela globalização e pela mecanização produtiva. A criatividade se torna um elemento socio econômico central e deve ser objeto de interesse acadêmico, das organizações e de políticas públicas.

Biografia do Autor

Henrique Muzzio, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo. Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco.

Referências

British Council (2005). Mapping the creative industries: the UK context. London: British Council.

Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – FIRJAN (2016). Mapeamento da indústria criativa no Brasil. Rio de Janeiro: FIRJAN.

United Nations Conference on Trade and Development – UNCTAD. (2010). Creative economy report. New York: UNCTAD.

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Publicado

2020-02-20

Edição

Seção

Registros fotográficos