ENSAIO SOBRE O OLHAR – CINEMA, FOTOGRAFIA E A CONSTRUÇÃO DE FICÇÕES URBANAS
DOI:
https://doi.org/10.25113/farol.v5i14.4387Palavras-chave:
Fotografia, Cinema, Olhar, Ficção, CidadeResumo
Com apoio prático e teórico do filme Tokyo-Ga, de Wim Wenders, e do trabalho fotográfico Em busca de Elliott Erwitt, desenvolvido por mim no projeto de mestrado pelo PPGAV – UFRGS, analiso a força das imagens para a construção de certo olhar sobre a cidade. A fotografia e o cinema teriam papel importante na construção de um imaginário urbano, interferindo nos nossos desejos de ver e de se relacionar socialmente. Pensadores como Susan Sontag e Marc Augé detiveram suas reflexões na relação existente entre o envolvimento e a produção de imagens, percebendo éticas de conduta social no que se refere, principalmente, ao fotografar. Esta produção de imagens interferiria diretamente no real, propondo um recorte do mesmo através do olhar, aquilo que François Soulages se referiria como um exercício da ficção.
Referências
Augé, M. (2013). L´impossible voyage: le tourisme et ses images. Paris: Rivages.
Aumont, J. (2011). A imagem: olhar, matéria, presença (3a ed.). Lisboa: Texto & Grafia.
Erwitt, E. (2011). Elliott Erwitt´s New York. Henrichemont: teNeues.
Merleau-Ponty, M. (2014). O visível e o invisível. São Paulo: Perspectiva.
Sontag, S. (2004). Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras.
Soulages, F. (2009). A ficção fotográfica: antropologia & estética. In: A invenção de um mundo: Coleção da Maison Européene de La Photographie, Paris (pp. 148-155). São Paulo: Itaú Cultural.
Tokyo-Ga. (1985). Direção: Wim Wenders. [Alemanha]: Vinny Films. 1 DVD. (92 min.).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Assume-se que em qualquer das modalidades de contribuições aceitas pela Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade, ao submeter um trabalho, o(s) autor(es) se reconhece(m) como detentor(es) do direito autoral sobre ele e autoriza(m) seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído, adaptado e impresso, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original. Em caso de aprovação do trabalho para publicação, os direitos autorais (inclusive os direitos de tradução) são exclusivamente do(s) autor(es).
Os autores devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).