TEMPO TEMPO TEMPO TEMPO
DOI:
https://doi.org/10.25113/farol.v3i8.3944Resumo
Assumindo que a fotografia tem uma realidade específica que não necessariamente corresponde à realidade que envolve o objeto do registro (KOSSOY, 2009), entendo este recorte imagético como uma interessante expressão metafórica da ideia do tempo ser sempre socialmente construído. Ou seja, o tempo é sempre um tempo social. E por isso, multifacetado. Nós que acreditamos (ou não) na trama espaço, tempo e velocidade provada por Newton e nos esquecemos de que, quando criança, o tempo não passa e quando mais velho, ele assume a configuração da velocidade da luz. Aquela que se apaga. Nesta imagem, o tempo está representado, simultaneamente, no tempo passado, histórico e mitológico da morte do Minotauro por Teseu; no tempo presente, momento em que o pássaro está para pousar; e no tempo fotográfico, produzido mecanicamente pela câmera e rápido como um segundo dividido por até 25.000 vezes, ao depender da quantidade de luz e da fórmula do físico.
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Assume-se que em qualquer das modalidades de contribuições aceitas pela Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade, ao submeter um trabalho, o(s) autor(es) se reconhece(m) como detentor(es) do direito autoral sobre ele e autoriza(m) seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído, adaptado e impresso, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original. Em caso de aprovação do trabalho para publicação, os direitos autorais (inclusive os direitos de tradução) são exclusivamente do(s) autor(es).
Os autores devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).