O NÍVEL DE ALAVANCAGEM COMO CONDICIONANTE DO PROCESSO DE CAPTURA REGULATÓRIA EM SETORES DE UTILIDADE PÚBLICA

Autores

  • Maria Audenora Rufino Universidade  Federal de Sergipe (UFS)
  • Paulo Roberto Cavalcante Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.22561/cvr.v35i2.7935

Palavras-chave:

Processo regulatório, Alavancagem, Retorno anormal, Utilidade pública

Resumo

O objetivo consiste em investigar se o nível de alavancagem condiciona o processo de captura regulatório, em setores de utilidade pública no Brasil. O captura regulatória ocorre quando os agentes regulados influenciam o órgão regulador para obterem vantagens em suas decisões. Nesse contexto, alguns aspectos da empresa, como o grau de alavancagem, podem ser utilizados como instrumentos de pressão sobre o regulador, visando favorecer seus interesses particulares. A amostra foi composta por empresas reguladas por preço, pertencentes aos setores de saneamento, gás natural canalizado e energia elétrica, operando no Brasil, de 2007 a 2019. As variáveis utilizadas foram: retorno anormal (dependente), mudança tarifária, alavancagem (independentes) e propriedade, crescimento econômico, tamanho e setor. Os resultados sugerem que o nível de alavancagem, usado de forma estratégica pelo regulado, pode possibilitar decisões regulatórias mais favoráveis aos interesses das empresas. Observou-se que a captura não é generalizada, porque a mudança tarifária não explica o retorno anormal de forma isolada, mas indica como a alavancagem pode conduzir a captura do processo regulatório, por meio da mudança tarifária.

Biografia do Autor

Maria Audenora Rufino, Universidade  Federal de Sergipe (UFS)

Doutora em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Universidade Federal da Paraíba – PPGCC/UFPB. Professora da Universidade  Federal de Sergipe. Endereço: Universidade Federal de Sergipe - Campus Prof. Alberto Carvalho, Av. Vereador Olímpio Grande, s/n. Itabaiana – SE. CEP 49506-036. E-mail: maryaudenora@hotmail.com.

Paulo Roberto Cavalcante, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo. Universidade Federal da Paraíba. Centro de Ciências Contábeis – CCSA – Campus Universitário I – Bairro Jardim Cidade Universitária, João Pessoa – PB. CEP 58.059-900.

Referências

Albanez, T., & Valle, M. R. D. (2009). Impactos da assimetria de informação na estrutura de capital de empresas brasileiras abertas. Revista Contabilidade & Finanças, 20(1), 6–27.

Arellano, M., & Bond, S. (1991). Some tests of specification for panel data: Monte Carlo evidence and an application to employment equations. The Review of Economic Studies, 58(2), 277.

Barros, L. A. B. C., Bergmann, D. R., Henrique Castro, F., & da Silveira, A. D. M. (2020). Endogeneity in panel data regressions: Methodological guidance for corporate finance researchers. Revista Brasileira de Gestao de Negocios, 22(Special Issue), 437–461.

Becker, G. S. (1983). A Theory of Competition Among Pressure Groups for Political Influence. The Quarterly Journal of Economics, 130(August), 371–400.

Bortolotti, B., Cambini, C., Rondi, L., & Spiegel, Y. (2011). Capital Structure and Regulation: Do Ownership and Regulatory Independence Matter? Journal of Economics and Management Strategy, 20(2), 517–564. https://doi.org/10.1111/j.1530-9134.2011.00296.x

Cambini, C., & Rondi, L. (2011). Capital structure and investment in regulated network utilities: Evidence from EU telecoms. Industrial and Corporate Change, 21(1), 31–71.

Cambini, C., & Spiegel, Y. (2012). Investment and capital structure of partially private regulated firms. Recent Advances in the Analysis of Competition Policy and Regulation, 16(Outobro), 1–41.

Cambini, C., & Spiegel, Y. (2016). Investment and Capital Structure of Partially Private Regulated Firms. Journal OfEconomics & Management Strategy, 25(2), 487–515.

Cardoso, R. L., Saravia, E., Tenório, F. G., & Silva, M. A. (2009). Regulação da contabilidade: teorias e análise da convergência dos padrões contábeis brasileiros aos IFRS. Revista de Administração Pública, 43(4), 773–799.

Dasgupta, S., & Nanda, V. (1993). Bargaining and brinkmanship Capital structure choice by regulated firms. International Journal of Industrial Organization, 11(4), 475–497.

Deegan, C., & Unerman, J. (2011). Financial Accounting Theory (Second Eur). New York: Education, Mc Graw-Hill.

Dewenter, K. L., & Malatesta, P. H. (2001). State-owned and privately owned firms: An empirical analysis of profitability, leverage, and labor intensity. American Economic Review, 91(1), 320–334. https://doi.org/10.1257/aer.91.1.320

Fremeth, A. R., & Holburn, G. L. F. (2012). Information asymmetries and regulatory decision costs: An analysis of U.S. electric utility rate changes 1980-2000. Journal of Law, Economics, and Organization, 28(1), 127–162. https://doi.org/10.1093/jleo/ewp042

Göran, P., & Hägg, T.(1997). Theories on the economics of regulation: A survey of the literature from a European perspective. European Journal of Law and Economics, 4(1997), 337–370. https://doi.org/10.1023/A:1008632529703

Guerrini, A., Romano, G., & Campedelli, B. (2011). Factors affecting the performance of water utility companies. International Journal of Public Sector Management, 24(6), 543–566.

Klein, C., & Sweeney, G. (1999). Regulator preferences and utility prices: Evidence from natural gas distribution utilities. Energy Economics, 21(1), 1–15.

Klein, R. W., Phillips, R. D., & Shiu, W. (2002). The Capital Structure of Firms Subject to Price Regulation : Evidence from the Insurance Industry. Journal of Financial Services Research, 21(1/2), 79–100.

Laffont, J.-J., & Tirole, J. (1991). The Politics of Government Decision-Making : A Theory of Regulatory Capture. The Quarterly Journal of Economics, 106(4), 1089–1127.

Levine, M. E., & Forrence, J. L. (1990). Regulatory Capture, Public Interest, and the Public Agenda: Toward a Synthesis. Journal of Law, Economics, Organization, 6(special), 167–198.

Machado, M.A.V., Medeiros, O. R., & Eid Júnior, W. E. (2010). Problemas na mensuração da estrutura de capital: evidências empíricas no Brasil.Brazilian Business Review, 7(1), 24–47.

Macher, J. T., & Mayo, J. W. (2012). The World of Regulatory Influence. Journal of Regulatory Economics, 41(1), 59–79. https://doi.org/10.1007/s11149-011-9178-8

Martimort, D. (1999). The life cycle of regulatory agencies: Dynamic capture and transaction costs. Review of Economic Studies, 66(4), 929–947. https://doi.org/10.1111/1467-937X.00114

Maziotis, A., Saal, D. S., Thanassoulis, E., & Molinos-Senante, M. (2015). Profit, productivity and price performance changes in the water and sewerage industry: An empirical application for England and Wales. Clean Technologies and Envir. Policy, 17(4), 1005–1018.

Mitnick, B. M. (1980). The political economy of regulation: Creating, designing, and removing regulatory forms. New York: Columbia University Press.

Mizutani, F., & Nakamura, E. (2017). Regulation, public interest, and private interest: an empirical investigation of firms in Japan. Empirical Economics, 56(4), 1433–1454.

Muradoǧlu, Y. G., & Sivaprasad, S. (2012). Capital structure and abnormal returns. International Business Review, 21(3), 328–341. https://doi.org/10.1016/j.ibusrev.2011.03.007

Niesten, E., & Jolink, A. (2012). Regulating opportunism in the electricity industry and consumer interests. Utilities Policy, 20(1), 38–45. https://doi.org/10.1016/j.jup.2011.11.004

Pamplona, E., Mazzuco, M. A. S., & Silva, T. P. da. (2019). Influência da política de investimentos no desempenho econômico de empresas industriais brasileiras em períodos pré-crise e crise econômica. Enfoque: Reflexão Contábil, 38(3), 19–36.

Peltzman, S. (1976). Toward a More General Theory of Regulation. The Journal of Law and Economics, 3, 211–240.

Posner, R. A. (1974). Theories of economic regulation. The Bell Journal of Economics and Management Science, 5(2), 335–358.

Potter, M. R., Olejarski, A. M., & Pfister, S. M. (2014). Capture theory and the public interest: Balancing competing values to ensure regulatory effectiveness. International Journal of Public Administration, 37(10), 638–645. https://doi.org/10.1080/01900692.2014.903266

Rex, J. (2018). Anatomy of agency capture: An organizational typology for diagnosing and remedying capture. Regulation & Governance, (June), 2–24.

Reynaud, A., & Thomas, A. (2013). Firm’s profitability and regulation in water and network industries: An empirical analysis. Utilities Policy, 24(2013), 48–58.

Romano, G., & Guerrini, A. (2014). The effects of ownership , board size and board composition on the performance of Italian water utilities. Utilities Policy, 31, 18–28.

Santos, J. O. dos. (2006). A contribuição da determinação do valor da empresa e do EVA no processo de análise de crédito. Revista de Gestão, 13(3), 41–55.

Sarkar, S. (2015). Consumer welfare and the strategic choice of price cap and leverage ratio. Quarterly Review of Economics and Finance, 60, 103–114.

Savoia, J. R. F., Securato, J. R., Bergmann, D. R., & Silva, F. L. da. (2019). Comparing results of the implied cost of capital and capital asset pricing models for infrastructure firms in Brazil. Utilities Policy, 56(2019), 149–158. https://doi.org/10.1016/j.jup.2018.12.004

Shapiro, S. (2012). The Complexity of Regulatory Capture: Diagnosis, Causality and Remediation. Roger Williams University Law Review, 102(1).

Sirtaine, S., Pinglo, M. E., Guasch, J. L., & Foster, V. (2005). How profitable are private infrastructure concessions in Latin America ? Empirical evidence and regulatory implications. The Quarterly Review of Economics and Finance, 45(2005), 380–402.

Spiegel, Y. (1994). The capital structure and investment of regulated firms under alternative regulatory regimes. Journal of Regulatory Economics, 6(3), 297–319.

Spiegel, Y. (1996). The choice of technology and capital structure under rate regulation. The Journal of Industrial Organization, 15(1), 191–216.

Spiegel, Y., & Spulber, D. F. (1994). The Capital Structure of a Firm. RAND Journal of Economics, 25(3), 424–440. https://doi.org/10.2307/3439158

Stigler, G. J. (1971). The theory of economic regulatio. The Bell Journal of Economics and Management Science, 2(1), 3–21. https://doi.org/http://www.jstor.org/stable/3003160 .

Taggart, R. A. (1981). Rate-of-Return Regulation and Utility Capital Structure Decisions. The Journal of Finance, 36(2), 383–393.

Taggart, R. A. (1985). Effects of Regulation on Utility Financing : Theory and Evidence. The Journal of Industrial Economics, 33(3), 257–276.

Tapia, J. (2012). The 'duty to finance’, the cost of capital and the capital structure of regulated utilities: Lessons from the UK. Utilities Policy, 22(2012), 8–21.

Walker, R. G. (1987). Australia’s ASRB. A case study of political activity and regulatory “capture”. Accounting and Business Research, 17(67), 269–286.

Windmeijer, F. (2005). A finite sample correction for the variance of linear efficient two-step GMM estimators. Journal of Econometrics, 126(1), 25–51.

Wooldridge, J. M. (2014). Introdução a Econometria: uma abordagem moderna (4th ed.; C. Learning, ed.). São Paulo.

Publicado

2024-12-02

Como Citar

RUFINO, M. A.; CAVALVANTE, P. R. N. O NÍVEL DE ALAVANCAGEM COMO CONDICIONANTE DO PROCESSO DE CAPTURA REGULATÓRIA EM SETORES DE UTILIDADE PÚBLICA. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 35, n. 2, p. 28–53, 2024. DOI: 10.22561/cvr.v35i2.7935. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/7935. Acesso em: 24 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)