INFLUÊNCIA DAS INFORMAÇÕES ESG DIVULGADAS EM MÍDIAS SOCIAIS NA INFORMATIVIDADE DOS LUCROS

Autores/as

  • Caroline Keidann Soschinski Universidade Comunitária Da Região De Chapecó (Unochapecó)
  • Inaê de Sousa Barbosa Universidade Regional de Blumenau (Furb)
  • Roberto Carlos Klann Universidade Regional de Bluemanu (Furb)

DOI:

https://doi.org/10.22561/cvr.v35i3.8469

Palabras clave:

ESG, Mídia Social, Informatividade dos Lucros

Resumen

Esta pesquisa parte do pressuposto de que empresas engajadas em práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) possuem lucros mais informativos, uma vez que divulgam informações complementares sobre sua realidade empresarial. Com o uso das mídias sociais, espera-se que a informatividade dos lucros de empresas ESG seja potencializada, visto que tais práticas terão maior visibilidade perante diversas partes interessadas. Com base nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo avaliar o efeito das informações ESG divulgadas em mídias sociais na informatividade dos lucros em empresas públicas brasileiras. A pesquisa considerou 723 observações empresas/ano de empresas brasileiras listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), durante o período de 2015 a 2019. Os resultados indicaram que, no contexto brasileiro, os lucros inesperados não são informativos por si só e, ainda, que a divulgação ESG não é percebida pelos participantes do mercado como informação complementar aos relatórios financeiros. Além disso, identificou-se que, embora empresas brasileiras engajadas em ESG possuam lucros inesperados maiores, estes não se mostraram informativos para o mercado financeiro. De modo geral, identificou-se que as mídias sociais podem ser canais de comunicação eficientes para a disseminação de informações ESG para o mercado, no entanto, níveis maiores de engajamento em práticas ESG parecem anular os efeitos positivos proporcionados pelo uso da mídia. Com isso, conclui-se que as empresas brasileiras que possuem relatórios ESG e divulgam tais informações em mídias sociais não possuem vantagens em termos de informatividade dos lucros.

Biografía del autor/a

Caroline Keidann Soschinski, Universidade Comunitária Da Região De Chapecó (Unochapecó)

Doutora em Ciências Contábeis e Administração, Universidade Comunitária Da Região De Chapecó – Unochapecó, Servidão Anjo da Guarda, 295-D - Efapi, Chapecó – SC, 89809-900, (55) 99613-6022, carolinesoschinski@yahoo.com.br

Inaê de Sousa Barbosa, Universidade Regional de Blumenau (Furb)

Mestre em Ciências Contábeis, Universidade Regional De Blumenau – Furb, Rua Antônio da Veiga, 140, Itoupava Seca, Blumenau – 89030-903, (47) 99774-1845, isbarbosa@furb.br

Roberto Carlos Klann, Universidade Regional de Bluemanu (Furb)

Doutor em Ciências Contábeis e Administração Universidade Regional de Bluemanu – Furb, Rua Antônio da Veiga, 140, Itoupava Seca, Blumenau – SC, 89030-903, (47) 98469-2252, rklann@furb.br

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Publicado

2024-12-26

Cómo citar

SOSCHINSKI, C. K.; BARBOSA, I. de S.; CARLOS KLANN, R. INFLUÊNCIA DAS INFORMAÇÕES ESG DIVULGADAS EM MÍDIAS SOCIAIS NA INFORMATIVIDADE DOS LUCROS. Contabilidad Vista & Revista, [S. l.], v. 35, n. 3, p. 167–190, 2024. DOI: 10.22561/cvr.v35i3.8469. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/8469. Acesso em: 24 dic. 2025.

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