IMPACTO DOS SENTIMENTOS SOBRE A VACINA DE COVID-19 NO MERCADO FINANCEIRO BRASILEIRO

Autores/as

  • Karoline Pereira Branco Universidade Federal de Alfenas
  • Gabriel Rodrigo Gomes Pessanha Universidade Federal de Alfenas
  • Eleanderson Campos Eugênio Filho

DOI:

https://doi.org/10.22561/cvr.v34i3.7314

Palabras clave:

Análise de sentimentos., Mercado acionário., Previsão., Imunização, Pandemia de Covid-19

Resumen

Este trabalho foi construído com o propósito de atender a dois objetivos principais: o primeiro foi a realização da análise de sentimentos visando compreender qual é o sentimento preponderante dos brasileiros usuários do Twitter a respeito da vacina/vacinação contra a Covid-19 no país, e o segundo foi avaliar se existe relação de dependência entre este sentimento e as oscilações do mercado acionário do país. Para a realização da pesquisa, foram usados algoritmos de machine learning, tanto para a análise de sentimentos, que foi realizada pelo método Naive Bayes, quanto para a previsão do mercado financeiro que usou o método SVM aliado à técnica de validação cruzada para séries temporais. Como resultado verificou-se que o sentimento dominante do grupo analisado a respeito do tema é negativo, sendo assim para todos os dias que compuseram a amostra da pesquisa, e a principal marca das mensagens negativas é a reafirmação da situação de pandemia e a alusão a termos relacionados à política. Ademais, a pesquisa não foi capaz de confirmar a relação de dependência entre o sentimento diário da população sobre a vacina contra a Covid-19 e as oscilações observadas no mercado financeiro. Por fim, pelos resultados encontrados sugere-se uma ação mais incisiva dos entes políticos em campanhas de vacinação e informação, para que a população recupere a credibilidade em seus entes públicos no que diz respeito ao controle da pandemia no país, bem como também sugere-se a aplicação de outros métodos para a averiguação da relação entre sentimento e mercado financeiro.

Biografía del autor/a

Karoline Pereira Branco, Universidade Federal de Alfenas

Mestre em estatística aplicada e biometria, Universidade Federal de Alfenas, https://orcid.org/0000-0002-9289-2194, Av. Celina Ferreira Ottoni, 4000 - Padre Vitor, Varginha - MG, CEP: 37048-395. Telefone: (35) 99957-0191. E-mail: karoline.branco@unifal-mg.edu.br. 

Gabriel Rodrigo Gomes Pessanha, Universidade Federal de Alfenas

Doutor em Administração, Universidade Federal de Alfenas,  http://orcid.org/0000-0002-6480-357X, Av. Celina Ferreira Ottoni, 4000 - Padre Vitor, Varginha - MG, CEP: 37048-395. Telefone: (35) 99144-6617. E-mail: gabriel.pessanha@unifal-mg.edu.br.

Eleanderson Campos Eugênio Filho

Doutor em estatística, http://orcid.org/0000-0002-6244-1237, Av. Celina Ferreira Ottoni, 4000 - Padre Vitor, Varginha - MG, CEP: 37048-395. Telefone: (35) 99228-3290, E-mail: eleandersoncampos@gmail.com

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Publicado

2023-12-24

Cómo citar

BRANCO, K. P.; PESSANHA, G. R. G.; EUGÊNIO FILHO, E. C. IMPACTO DOS SENTIMENTOS SOBRE A VACINA DE COVID-19 NO MERCADO FINANCEIRO BRASILEIRO. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 34, n. 3, p. 1–24, 2023. DOI: 10.22561/cvr.v34i3.7314. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/7314. Acesso em: 20 dic. 2024.