Condições de Operacionalização do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO) sob a Ótica dos Usuários – Região de Viçosa (MG)
Palabras clave:
Microcrédito, Microfinanças, Políticas Públicas, Desenvolvimento.Resumen
Neste trabalho, objetivou-se caracterizar os usuários do microcrédito e perceber a contribuição do crédito produtivo como fonte de fomento e desenvolvimento da região de Viçosa/MG. Além de descrever o Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado, efetuou-se a análise quantitativa dos dados coletados. Por meio da análise fatorial e clusters, foi possível tipificar e agrupar os microempreendedores. Os resultados ressaltaram as limitações ainda encontradas para se democratizar o crédito, uma vez que as taxas de juros e a burocracia ainda são consideradas barreiras que inviabilizam o acesso aos recursos. Observou-se que quanto menor é o empreendimento, maior é a aversão ao crédito, demonstrando a falta de agentes de credito na região para orientar e incentivar os emprendedores a desenvolverem suas atividades e consequentemente a região.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.