A Corrupção em uma Abordagem Econômico-Contábil e o Auxílio da Auditoria como Ferramenta de Combate
Palabras clave:
Corrupção, Abordagem Econômica, Abordagem Contábil, Auditoria.Resumen
Nas duas últimas décadas, as notícias e denúncias sobre casos de corrupção e, consequentemente, os estudos sobre este assunto, aumentaram consideravelmente. A corrupção, embora, em grande parte, referir-se ao setor público, é um fenômeno que não isenta o setor privado e as organizações não governamentais. A relevância e a contemporaneidade do presente assunto ocorrem devido aos reflexos nas mais diferentes esferas da sociedade, visto que, a corrupção provoca diversos malefícios para uma nação, dificultando o seu progresso. Este estudo buscou, por meio de uma revisão bibliográfica, analisar o tema corrupção. Para tal, inicialmente, procurou-se apresentar alguma interrelação entre as ciências contábil e econômica, e, em seguida, uma análise da corrupção sob os enfoques dessas duas ciências. Foram destacados alguns dos esforços e dos projetos mundiais elaborados com o propósito de reprimir a corrupção. Por fim, enfatizou-se o papel preponderante da Auditoria como ferramenta útil no combate à corrupção; a Lei Sarbanes-Oxley e o desen-volvimento de sistemas informatizados são exemplos de esforços da Auditoria no sentido de estar mais bem preparada para atender a essas novas demandas. Com o presente estudo, chegou-se à conclusão que uma aprofundada auditoria, contendo sofisticados observadores organizacionais, e não apenas auditores contábeis tradicionais, torna-se uma ferramenta eficaz e necessária para o auxílio ao combate do supracitado fenômeno.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.