Implicações da Caracterização Principal-Agente nas Abordagens de Preços de Transferência

Autores

  • José Paulo Cosenza Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Ana Isabel Zardoya Alegría Universidad de Zaragoza - UNIZAR
  • Luiz da Costa Laurencel UFF

Palavras-chave:

Preços de transferência, Avaliação do desempenho, Descentralização organizacional, Assimetria de informação, Teoria de agência.

Resumo

O artigo discute as implicações que as práticas de preços de transferência podem ter sobre a mensuração do resultado e a avaliação do desempenho, quando se incorporam os problemas de agência (assimetria de informação, risco moral e seleção adversa) e suas consequências no processo de controle gerencial. O objetivo do trabalho foi verificar a relação mantida pelos preços de transferência com a questão de agência e as maneiras como eles podem afetar o mecanismo de compensação da atuação gerencial. O estudo contribuiu para o reconhecimento da importância que assuntos como conflitos, motivação, autonomia, atuação gerencial, esquemas de incentivos e penalizações e custos de agência têm sobre a atividade gerencial. Porém, também, permitiu observar que a problemática de agência ainda está incipiente nos trabalhos acadêmicos sobre preços de transferência. Por isso, apresenta-se um esquema conceitual considerando a dimensão dos problemas de agência através da incorporação dos dois principais fatores que afetam a decisão econômica sobre preços de transferência: a avaliação do desempenho e a mensuração do resultado.

Biografia do Autor

José Paulo Cosenza, Universidade Federal Fluminense - UFF

Professor Titular do Departamento de Contabilidade (STC) da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo da UFF. foi Chefe do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ

É Doutor em Contabilidade e Finanças pela Universidad de Zaragoza (revalidado pela FEA/USP)

Áreas de pesquisa: Teoria da Contabilidade; Controle de Gestão e Contabilidade Socioambiental

Ana Isabel Zardoya Alegría, Universidad de Zaragoza - UNIZAR

Doutora em Ciências Econômicas e Empresariais – Universidade de Zaragoza

Professora Titular do Departamento de Contabilidade da UNIZAR

 

Luiz da Costa Laurencel, UFF

Doutor em Engenharia de Produção – COPPE/UFRJ

 

Professor Associado do Departamento de Estatística da UFF;

Vice-Diretor da FAF-UERJ e Professor do Programa MCC-UERJ.

Downloads

Publicado

2011-11-30

Como Citar

COSENZA, J. P.; ZARDOYA ALEGRÍA, A. I.; LAURENCEL, L. da C. Implicações da Caracterização Principal-Agente nas Abordagens de Preços de Transferência. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 127-162, 2011. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/980. Acesso em: 20 ago. 2022.