A Participação dos Agentes Econômicos no Valor Adicionado: Estudo Empírico na Indústria Siderúrgica Brasileira no Período 1996/2000

Autores

  • José Paulo Cosenza
  • José Luís Gallizo
  • Fernando Jimenez

Palavras-chave:

Valor Adicionado – Contabilidade, Relatórios Corporativos, Evidenciação Contábil

Resumo

   O conceito de globalização difundiu-se internacionalmente, dando mostras de que o ambiente do mundo contemporâneo será caracterizado por significativas mudanças na área social, política e econômica, cujos reflexos impactam diretamente a gestão empresarial. Neste contexto, a informação contábil tradicional não responde às demandas novas dos usuários cujos interesses sejam diferentes dos contemplados nos relatórios clássicos.

   A Demonstração do Valor Adicionado é parte desse novo grupo de relatórios contábeis desenvolvidos para assistir melhor essas necessidades emergentes, visando principalmente evidenciar o papel social das empresas, apresentando claramente a riqueza gerada, para que a sociedade conheça sua função positiva na criação de valor para a comunidade.

   Este trabalho apresenta aspectos relacionados com a distribuição do valor adicionado na indústria siderúrgica brasileira, após sua privatização. O objetivo do estudo é mensurar a pressão exercida pelos diferentes agentes econômicos e analisar a importância que esta demonstração financeira apresenta para a compreensão de aspectos sócio-econômicos relativos às companhias, e também de suas relações com o ambiente onde estão situadas.

Downloads

Publicado

2009-05-04

Como Citar

COSENZA, J. P.; GALLIZO, J. L.; JIMENEZ, F. A Participação dos Agentes Econômicos no Valor Adicionado: Estudo Empírico na Indústria Siderúrgica Brasileira no Período 1996/2000. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 37–66, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/195. Acesso em: 26 abr. 2024.