A Participação dos Agentes Econômicos no Valor Adicionado: Estudo Empírico na Indústria Siderúrgica Brasileira no Período 1996/2000
Palavras-chave:
Valor Adicionado – Contabilidade, Relatórios Corporativos, Evidenciação ContábilResumo
O conceito de globalização difundiu-se internacionalmente, dando mostras de que o ambiente do mundo contemporâneo será caracterizado por significativas mudanças na área social, política e econômica, cujos reflexos impactam diretamente a gestão empresarial. Neste contexto, a informação contábil tradicional não responde às demandas novas dos usuários cujos interesses sejam diferentes dos contemplados nos relatórios clássicos.
A Demonstração do Valor Adicionado é parte desse novo grupo de relatórios contábeis desenvolvidos para assistir melhor essas necessidades emergentes, visando principalmente evidenciar o papel social das empresas, apresentando claramente a riqueza gerada, para que a sociedade conheça sua função positiva na criação de valor para a comunidade.
Este trabalho apresenta aspectos relacionados com a distribuição do valor adicionado na indústria siderúrgica brasileira, após sua privatização. O objetivo do estudo é mensurar a pressão exercida pelos diferentes agentes econômicos e analisar a importância que esta demonstração financeira apresenta para a compreensão de aspectos sócio-econômicos relativos às companhias, e também de suas relações com o ambiente onde estão situadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.