DISCLOSURE SOCIOAMBIENTAL DE EMPRESAS NORTE-AMERICANAS LISTADAS NA NYSE: CARACTERÍSTICAS E OS POSSÍVEIS FATORES PARA A DIVULGAÇÃO VOLUNTÁRIA
Resumen
Sob a ótica da Teoria dos Stakeholders, esse estudo analisa o disclosuresocioambiental de 34 companhias norte-americanas de capital aberto, com
ações negociadas na New York Stock Exchange (NYSE) e pertencentes ao
Dow Jones Sustainability Index (DJSI). Por meio da análise de conteúdo e
análise de correspondência das demonstrações financeiras encerradas nos
anos de 2013 e 2014, examinou-se a relação entre o tipo de evidência e o
tipo de notícia. Seis hipóteses foram formuladas para explicar o disclosure
socioambiental utilizando análise de regressão. Os resultados demonstram
que informações declarativas estão associadas com notícias positivas,
enquanto informações monetárias estão associadas com notícias neutras. As
companhias divulgam mais informações financeiras ambientais indicando
que sua gestão conduz os interesses dos stakeholders mais influentes como
investidores e acionistas, demonstrando, assim, transparência e gerando
confiança as partes interessadas ao divulgar os efeitos de tais informações
sobre o desempenho organizacional. O modelo de regressão possui baixo
poder explicativo, pois explica apenas 30% do disclosure socioambiental por
meio das variáveis tamanho da empresa (TAM), endividamento (END) e rentabilidade (RENT). Contudo, rejeita-se a hipótese nula dessa variável
sugerindo que as organizações com menor rentabilidade divulgam mais
informações socioambientais. Apesar das companhias analisadas serem
consideradas referência em sustentabilidade empresarial, verificou-se que a
maioria delas ainda evidencia poucas informações socioambientais nos
relatórios anuais padrão 10-K. Conclui-se que uma mudança no
comportamento do disclosure socioambiental depende do interesse e
necessidades dos stakeholders quanto a esse tipo de divulgação.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.