CULTURA ORGANIZACIONAL, INOVAÇÃO E DESEMPENHO EM ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE BRASILEIROS
DOI:
https://doi.org/10.22561/cvr.v29i3.3936Palabras clave:
Cultura Organizacional, Inovação, Desempenho Organizacional, Escritórios de Contabilidade.Resumen
Este estudo teve como objetivo verificar a influência da cultura organizacional no processo de inovação organizacional em escritórios de contabilidade brasileiros a partir do modelo de Schein (1984, 2017) e complementarmente ao estudo de Hogan e Coote (2014). Para tal, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória, quantitativa e de corte transversal, com dados primários provindos de questionário (survey) aplicado em 128 colaboradores dos diversos níveis organizacionais de escritórios contábeis de 30 cidades e dez estados brasileiros, utilizando o framework com as seguintes dimensões: valores básicos, artefatos e normas para inovação, comportamentos inovadores e desempenho de mercado e financeiro. O tratamento dos dados foi realizado por modelagem de equações estruturais. Os resultados confirmaram cinco das seis hipóteses levantadas. Concluiu-se que níveis distintos da cultura organizacional podem dar suporte a comportamentos inovadores, fundamentais para alavancar o desempenho de mercado e financeiro em organizações de serviços intensivos em conhecimento como são os escritórios de contabilidade.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.