Vieses Cognitivos no Orçamento de Capital
Palabras clave:
Orçamento de Capital, Tomada de Decisão, Decisão de Investimento, Heurísticas, Vieses CognitivosResumen
Este ensaio tem como objetivo analisar a influência dos principais vieses cognitivos à decisão de investimento empresarial enquanto modelo normativo. Um quadro amplo é apresentado relacionando as principais influências cognitivas presentes nas etapas pré-decisórias do orçamento de capital – geração de propostas e avaliação – e pós-decisórias – implementação e acompanhamento – que podem afetar o alinhamento da decisão de investimento definitiva às perspectivas de maximização do lucro. Diversos estudos têm investigado a importância e os efeitos das heurísticas e seus vieses à tomada de decisão nas mais diferentes esferas: no âmbito organizacional (investimento, contratação de pessoas, etc.), no âmbito do empreendedorismo e no âmbito da tomada de decisão individual e de consumo. No entanto, poucos estudos abordam de maneira específica como um conjunto de vieses pode influenciar uma única decisão sob diferentes aspectos. As principais conclusões a partir desse estudo são: os vieses cognitivos ao interferirem no processo de orçamento de capital enquanto modelo normativo podem ser as principais fontes de conflito entre os tomadores de decisão; o conhecimento sobre as limitações cognitivas pelos administradores pode auxiliar na gestão de conflitos ao longo de todo o processo de orçamento de capital e, além disso, a auditoria de investimentos pode ajudar a esclarecer limitações cognitivas acerca de informações incompletas
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.