Impacto do Nível de Disclosure Corporativo na Liquidez das Ações de Companhias Abertas no Brasil
Palabras clave:
Contabilidade, Disclosure, LiquidezResumen
O objetivo deste trabalho é analisar, por meio da análise de regressão, o impacto ex post do disclosure corporativo na liquidez das ações de companhias abertas no Brasil. A hipótese central de pesquisa é de que a redução da assimetria informacional por meio da divulgação de informações corporativas aumenta o número e o volume de transações entre os participantes do mercado. A análise do disclosure foi realizada a partir das Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFPs), dos exercícios findos em 2006, 2007 e 2008, por meio da análise de conteúdo com base em um check list composto por 92 itens, dividido em duas grandes dimensões: econômica (43) e socioambiental (49). Já a liquidez das ações foi mensurada de três formas: (i) pelo volume negociado, (ii) pela quantidade de negócios, e (iii) pela negociabilidade. Os resultados das análises confirmam a hipótese da pesquisa e indicam que as empresas podem aumentar a liquidez das ações por meio da divulgação de informações corporativas que reduz o nível de assimetria entre participantes do mercado.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.