Incentivos da Regulação de Mercados sobre o Nível de Suavização de Resultados
Palabras clave:
Contabilidade FinanceiraResumen
Este estudo investiga se os incentivos advindos da regulação dos mercados exerce alguma influência sobre o nível de suavização de resultados das empresas brasileiras. Dessa maneira, parte-se do pressuposto de que os gestores podem se utilizar das práticas de suavização de resultados para reduzir a variabilidade dos lucros divulgados ao mercado, na tentativa de reportar uma visão mais estável do negócio, evitando assim uma possível intervenção ou coerção indesejada pelas agências reguladoras. Metodologicamente, compara-se e descreve-se o nível de suavização de resultados por setor da economia, segregando-os em regulados e não regulados. A amostra é composta pelas sociedades anônimas com ações negociadas na BM&FBovespa no período entre 1996 a 2009. Os modelos aplicados para detectar a presença de suavização de resultados foram os modelos desenvolvidos por Eckel (1981) e três medidas de Leuz et al. (2003). Foram aplicados testes de média para verificar se existe diferença estatisticamente significante entre os grupos de setores regulados e não regulados. As evidências revelam que os setores não regulados apresentaram um maior nível de suavização, demonstrando que a regulação exercida por agências brasileiras (ANEEL, ANATEL, ANP, ANTT e ANTAQ) não criou um incentivo adicional para a suavização de resultado. Assim, pode-se dizer que o processo de regulação proporciona um efeito contrário, ou seja, fornece incentivos para menor intervenção nos resultados contábeis que procurem reduzir a variabilidade dos lucros divulgados ao mercado.Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.