PERFIL DE ARRECADAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DE MINAS GERAIS: ANÁLISE ANTES E DEPOIS DO ADVENTO DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL
DOI:
https://doi.org/10.22561/cvr.v29i3.3173Keywords:
Receitas Públicas Próprias, Transferências Intergovernamentais, Análise MultivariadaAbstract
A Lei de Responsabilidade Fiscal surgiu com o propósito de controlar as despesas públicas, dar maior transparência à gestão pública, bem como aumentar a arrecadação, em especial a proveniente de tributos próprios, de modo a propiciar um equilíbrio das contas públicas. Neste sentido, o objetivo do presente estudo foi verificar o perfil de arrecadação dos municípios do estado de Minas Gerais em 2000 e 2012, períodos antes e depois da Lei de Responsabilidade Fiscal, respectivamente. Para tanto, as técnicas de Análise Multivariada denominadas Análise Fatorial e a de Cluster foram utilizadas, sendo formados quatros grupos da amostra estudada. Com base nos dados, foram obtidos dois fatores que representam a arrecadação própria e recursos de transferências intergovernamentais. Pelos resultados, constata-se que parte dos municípios evoluíram em termos de arrecadação própria, podendo ser caracterizados como bons arrecadadores, uma vez que exploram bem a sua base tributária própria. Já a parcela de cidades que se tornou mais dependente de transferência intergovernamental foi menor, indicando que ainda alguns municípios atribuem uma grande importância às transferências de recursos de outras esferas de governo, especialmente os de menor porte. Conclui-se que a Lei de Responsabilidade Fiscal refletiu positivamente nos municípios mineiros, visto que houve uma melhora na arrecadação dos tributos próprios, atendendo, assim, a um dos propósitos da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.