A Contabilidade na Antiga União Soviética
Keywords:
Planejamento Contábil Soviético, Contabilidade Soviética, Economia SoviéticaAbstract
A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) foi um país do qual se sabe com precisão as datas de nascimento e de falecimento. Surgida em novembro de 1917 (20 de outubro pelo calendário juliano, que era adotado no Império Tzarista), deixou de existir em dezembro de 1991, quando seu desmembramento fez surgir a Comunidade dos Estados Independentes, que logo sofreria novas cisões e divisões.
Para os estudiosos da História da Contabilidade, o aspecto mais importante daquele País é o planejamento contábil soviético. Primeira experiência prática da implantação de uma economia totalmente planificada, a União Soviética precisaria ter contado com um eficiente planejamento contábil, necessário para o controle e avaliação de desempenho das unidades de produção e distribuição.
Tal planejamento contábil realmente existiu. Mas cabe questionar se ele foi realmente eficiente e, caso não tenha sido, cumpre investigar a influência que suas deficiências tiveram no desmoronamento do império comunista.
E, é claro, analisar tais deficiências e sugerir medidas corretivas. Que poderão ser úteis futuramente, em outros casos e novas situações.
O trabalho se propôe a discutir os aspectos do planejamento contábil na Antiga União Soviética e seu envolvimento e influência na formação de novas comunidades.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.