Análise do spread da intermediação financeira em cooperativas de crédito
Keywords:
cooperativas de crédito, spread financeiro, intermediação financeira, análise de desempenhoAbstract
Cooperativas de crédito atuam na intermediação financeira entre seus sócios-cooperados, proporcionando a transferência de recursos entre agentes superavitários e deficitários de liquidez. Paralelamente, e em complementação às demandas dos cooperados, realizam operações financeiras com outras instituições financeiras, captando recursos no mercado financeiro para disponibilização aos cooperados ou aplicando os recursos deles em alternativas disponíveis no mercado. Da intermediação financeira, geram um spread financeiro, a ser utilizado no custeio e no investimento de suas atividades. O cálculo adequado desse indicador, bem como de seus componentes parciais oriundos das transações entre cooperados e entre eles e outras instituições financeiras, é necessário à realização de análises sobre o desempenho dessas organizações; dessa necessidade, origina-se a questão de pesquisa que motivou este trabalho. No presente ensaio, é desenvolvido um modelo contábil para cálculo desse spread, bem como de seus principais componentes. São identificadas diferenças fundamentais no cálculo do spread para cooperativas de crédito, em comparação a instituições financeiras bancárias, devido a características organizacionais específicas delas. Ao final, diversas aplicações úteis ao modelo de representação do spread são sugeridas, tanto para pesquisas empíricas futuras que utilizem esse indicador como variável de análise, quanto para a prática gerencial nessas organizações. Ainda que o presente ensaio não avance na pesquisa empírica sobre a realidade subjacente às transações econômicas geradoras do spread calculado, se apresenta como um estudo positivo, subsidiário a descrições teóricas passíveis de serem então realizadas.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.