INFLUÊNCIA DAS INFORMAÇÕES ESG DIVULGADAS EM MÍDIAS SOCIAIS NA INFORMATIVIDADE DOS LUCROS
DOI:
https://doi.org/10.22561/cvr.v35i3.8469Palavras-chave:
ESG, Mídia Social, Informatividade dos LucrosResumo
Esta pesquisa parte do pressuposto de que empresas engajadas em práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) possuem lucros mais informativos, uma vez que divulgam informações complementares sobre sua realidade empresarial. Com o uso das mídias sociais, espera-se que a informatividade dos lucros de empresas ESG seja potencializada, visto que tais práticas terão maior visibilidade perante diversas partes interessadas. Com base nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo avaliar o efeito das informações ESG divulgadas em mídias sociais na informatividade dos lucros em empresas públicas brasileiras. A pesquisa considerou 723 observações empresas/ano de empresas brasileiras listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), durante o período de 2015 a 2019. Os resultados indicaram que, no contexto brasileiro, os lucros inesperados não são informativos por si só e, ainda, que a divulgação ESG não é percebida pelos participantes do mercado como informação complementar aos relatórios financeiros. Além disso, identificou-se que, embora empresas brasileiras engajadas em ESG possuam lucros inesperados maiores, estes não se mostraram informativos para o mercado financeiro. De modo geral, identificou-se que as mídias sociais podem ser canais de comunicação eficientes para a disseminação de informações ESG para o mercado, no entanto, níveis maiores de engajamento em práticas ESG parecem anular os efeitos positivos proporcionados pelo uso da mídia. Com isso, conclui-se que as empresas brasileiras que possuem relatórios ESG e divulgam tais informações em mídias sociais não possuem vantagens em termos de informatividade dos lucros.
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