INFLUÊNCIA DAS INFORMAÇÕES ESG DIVULGADAS EM MÍDIAS SOCIAIS NA INFORMATIVIDADE DOS LUCROS

Autores

  • Caroline Keidann Soschinski Universidade Comunitária Da Região De Chapecó (Unochapecó)
  • Inaê de Sousa Barbosa Universidade Regional de Blumenau (Furb)
  • Roberto Carlos Klann Universidade Regional de Bluemanu (Furb)

DOI:

https://doi.org/10.22561/cvr.v35i3.8469

Palavras-chave:

ESG, Mídia Social, Informatividade dos Lucros

Resumo

Esta pesquisa parte do pressuposto de que empresas engajadas em práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) possuem lucros mais informativos, uma vez que divulgam informações complementares sobre sua realidade empresarial. Com o uso das mídias sociais, espera-se que a informatividade dos lucros de empresas ESG seja potencializada, visto que tais práticas terão maior visibilidade perante diversas partes interessadas. Com base nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo avaliar o efeito das informações ESG divulgadas em mídias sociais na informatividade dos lucros em empresas públicas brasileiras. A pesquisa considerou 723 observações empresas/ano de empresas brasileiras listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), durante o período de 2015 a 2019. Os resultados indicaram que, no contexto brasileiro, os lucros inesperados não são informativos por si só e, ainda, que a divulgação ESG não é percebida pelos participantes do mercado como informação complementar aos relatórios financeiros. Além disso, identificou-se que, embora empresas brasileiras engajadas em ESG possuam lucros inesperados maiores, estes não se mostraram informativos para o mercado financeiro. De modo geral, identificou-se que as mídias sociais podem ser canais de comunicação eficientes para a disseminação de informações ESG para o mercado, no entanto, níveis maiores de engajamento em práticas ESG parecem anular os efeitos positivos proporcionados pelo uso da mídia. Com isso, conclui-se que as empresas brasileiras que possuem relatórios ESG e divulgam tais informações em mídias sociais não possuem vantagens em termos de informatividade dos lucros.

Biografia do Autor

Caroline Keidann Soschinski, Universidade Comunitária Da Região De Chapecó (Unochapecó)

Doutora em Ciências Contábeis e Administração, Universidade Comunitária Da Região De Chapecó – Unochapecó, Servidão Anjo da Guarda, 295-D - Efapi, Chapecó – SC, 89809-900, (55) 99613-6022, carolinesoschinski@yahoo.com.br

Inaê de Sousa Barbosa, Universidade Regional de Blumenau (Furb)

Mestre em Ciências Contábeis, Universidade Regional De Blumenau – Furb, Rua Antônio da Veiga, 140, Itoupava Seca, Blumenau – 89030-903, (47) 99774-1845, isbarbosa@furb.br

Roberto Carlos Klann, Universidade Regional de Bluemanu (Furb)

Doutor em Ciências Contábeis e Administração Universidade Regional de Bluemanu – Furb, Rua Antônio da Veiga, 140, Itoupava Seca, Blumenau – SC, 89030-903, (47) 98469-2252, rklann@furb.br

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Publicado

2024-12-26

Como Citar

SOSCHINSKI, C. K.; BARBOSA, I. de S.; CARLOS KLANN, R. INFLUÊNCIA DAS INFORMAÇÕES ESG DIVULGADAS EM MÍDIAS SOCIAIS NA INFORMATIVIDADE DOS LUCROS. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 35, n. 3, p. 167–190, 2024. DOI: 10.22561/cvr.v35i3.8469. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/8469. Acesso em: 24 dez. 2025.

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