CONCEITOS DE CONTABILIDADE PRECONIZADOS PELOS PROFESSORES E SUAS RELAÇÕES COM O DESEMPENHO DISCENTE

Autores

  • Edilei Rodrigues de Lames UNASP - Centro Universitário Adventista de São Paulo
  • Gilberto José Miranda Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.22561/cvr.v33i2.7211

Palavras-chave:

Accounting Concepts, Conceptual Structure, Student Income, CFC Sufficiency Exam, Accounting as a Representation of Reality

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar se a compreensão dos conceitos de contabilidade, pelo docente, está associada ao rendimento dos alunos, medido pela performance destes nos Exames de Suficiência do CFC. O estudo é exploratório-descritivo, com abordagem quantitativa e faz uso de um questionário aplicado a 433 docentes em Ciências Contábeis no Brasil, além da base de dados do Exame de Suficiência do CFC. Para a análise dos dados utilizou-se da estatística descritiva e inferencial (Análise de Correlação e Regressão Beta). Os resultados indicam que os docentes com publicações em revistas de alto impacto, que possuem o doutorado há mais tempo e atuam há menos tempo na docência, sãos os que melhor contribuem para a aprovação no Exame de Suficiência. Observa-se que há correlação estatisticamente significativa com o rendimento discente no Exame de Suficiência em quatro dos seis conceitos de contabilidade analisados. Os conceitos de Ciência, Ciência Social Aplicada e Arte evidenciam implicações negativas no rendimento discente, enquanto os resultados para o conceito de Contabilidade como Representação da Realidade sugerem que o docente que aceita este conceito tende a melhor capacitar os alunos para o exercício da profissão, pelo maior percentual de aprovação no Exame de Suficiência do CFC, apesar de não terem sido sustentados pela regressão beta. Conclui-se que a compreensão que os docentes têm dos conceitos de contabilidade e sobretudo das limitações desta no processo decisório, tem interferido no rendimento discente.

Biografia do Autor

Edilei Rodrigues de Lames, UNASP - Centro Universitário Adventista de São Paulo

Doctor in Accounting Sciences from the Federal University of Uberlândia – FACIC/UFU. Professor of Accounting and Administration Courses at Adventist University of Sao Paulo - UNASP. Address: Estrada Municipal Pastor Walter Boger s/n – Lagoa Bonita, CEP 13165-000 - Engenheiro Coelho – SP, Brazil. Phone: +55 (019) 3858 9000. E-mail: edilei.lames@unasp.edu.br

https://orcid.org/0000-0002-5044-166X

Gilberto José Miranda, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo - FEA/USP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia – UFU.

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Publicado

2022-09-13

Como Citar

RODRIGUES DE LAMES, E.; JOSÉ MIRANDA, G. CONCEITOS DE CONTABILIDADE PRECONIZADOS PELOS PROFESSORES E SUAS RELAÇÕES COM O DESEMPENHO DISCENTE. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 33, n. 2, p. 232–256, 2022. DOI: 10.22561/cvr.v33i2.7211. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/7211. Acesso em: 19 abr. 2024.