Condições de Operacionalização do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO) sob a Ótica dos Usuários – Região de Viçosa (MG)

Autores

  • Jânia Cosme Zancanella
  • Marco Aurélio Marques Ferreira
  • Luiz Antônio Abrantes
  • Suely de Fátima Ramos Silveira

Palavras-chave:

Microcrédito, Microfinanças, Políticas Públicas, Desenvolvimento.

Resumo

Neste trabalho, objetivou-se caracterizar os usuários do microcrédito e perceber a contribuição do crédito produtivo como fonte de fomento e desenvolvimento da região de Viçosa/MG. Além de descrever o Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado, efetuou-se a análise quantitativa dos dados coletados. Por meio da análise fatorial e clusters, foi possível tipificar e agrupar os microempreendedores. Os resultados ressaltaram as limitações ainda encontradas para se democratizar o crédito, uma vez que as taxas de juros e a burocracia ainda são consideradas barreiras que inviabilizam o acesso aos recursos. Observou-se que quanto menor é o empreendimento, maior é a aversão ao crédito, demonstrando a falta de agentes de credito na região para orientar e incentivar os emprendedores a desenvolverem suas atividades e consequentemente a região.

Downloads

Publicado

2009-12-21

Como Citar

ZANCANELLA, J. C.; FERREIRA, M. A. M.; ABRANTES, L. A.; SILVEIRA, S. de F. R. Condições de Operacionalização do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO) sob a Ótica dos Usuários – Região de Viçosa (MG). Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 20, n. 4, p. 31–56, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/715. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)