Representações do Ensino, Pesquisa e Interdisciplinaridade dos Cursos de Ciências Contábeis no Estado de Minas Gerais
Palavras-chave:
Ensino Contábil, Interdisciplinaridade, Minas Gerais, Pesquisa.Resumo
A preocupação com a qualidade do ensino contábil no Brasil é um fatoque tem despertado o interesse de pesquisadores e estudiosos da área. São vários os temas enfatizados, dentre os quais se destacam: aspectos do ensino e aprendizagem, da pesquisa e, em um contexto mais contemporâneo, da relação interdisciplinar na formação do profissional de Contabilidade. A pesquisa e as práticas interdisciplinares são analisadas como elementos vultosos a uma melhor formação sistêmica, formas de compreender e buscar transformar o todo, de modo a suplantar a dicotomia ensino-pesquisa e, ainda, contribuir no processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, o objetivo desta pesquisa foi identificar características relacionadas ao ensino, pesquisa, práticas interdisciplinares e suas inter-relações nos cursos de Ciências Contábeis do estado de Minas Gerais (MG). Para tanto, foi realizada uma pesquisa de características empírico-exploratórias, por meio de um questionário semi-estruturado. Os dados analisados estão embasados em uma amostra, que foi trabalhada no software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 12.0. Os resultados demonstraram que, além da predominância de cursos noturnos e da forte inserção dos discentes no mercado de trabalho – um dos fatores limitantes ao desenvolvimento de pesquisas –. as práticas interdisciplinares têm relação estreita com a atualização das grades curriculares e com as ofertas das disciplinas Controladoria e Contabilidade Internacional.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.