Representações do Ensino, Pesquisa e Interdisciplinaridade dos Cursos de Ciências Contábeis no Estado de Minas Gerais

Autores

  • Denise Carneiro dos Reis Bernardo Universidade Federal de São João Del-Rei
  • João Paulo de Brito Nascimento
  • Luiz Gustavo Camarano Nazareth

Palavras-chave:

Ensino Contábil, Interdisciplinaridade, Minas Gerais, Pesquisa.

Resumo

A preocupação com a qualidade do ensino contábil no Brasil é um fatoque tem despertado o interesse de pesquisadores e estudiosos da área. São vários os temas enfatizados, dentre os quais se destacam: aspectos do ensino e aprendizagem, da pesquisa e, em um contexto mais contemporâneo, da relação interdisciplinar na formação do profissional de Contabilidade. A pesquisa e as práticas interdisciplinares são analisadas como elementos vultosos a uma melhor formação sistêmica, formas de compreender e buscar transformar o todo, de modo a suplantar a dicotomia ensino-pesquisa e, ainda, contribuir no processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, o objetivo desta pesquisa foi identificar características relacionadas ao ensino, pesquisa, práticas interdisciplinares e suas inter-relações nos cursos de Ciências Contábeis do estado de Minas Gerais (MG). Para tanto, foi realizada uma pesquisa de características empírico-exploratórias, por meio de um questionário semi-estruturado. Os dados analisados estão embasados em uma amostra, que foi trabalhada no software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 12.0. Os resultados demonstraram que, além da predominância de cursos noturnos e da forte inserção dos discentes no mercado de trabalho – um dos fatores limitantes ao desenvolvimento de pesquisas –. as práticas interdisciplinares têm relação estreita com a atualização das grades curriculares e com as ofertas das disciplinas Controladoria e Contabilidade Internacional.

Biografia do Autor

Denise Carneiro dos Reis Bernardo, Universidade Federal de São João Del-Rei

Contadora, Doutoranda e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (DAE/UFLA). Professora nas áreas de Contabilidade e Finanças da Universidade Federal de São João Del-Rei (DECAC/UFSJ).

Downloads

Publicado

2010-10-04

Como Citar

CARNEIRO DOS REIS BERNARDO, D.; BRITO NASCIMENTO, J. P. de; CAMARANO NAZARETH, L. G. Representações do Ensino, Pesquisa e Interdisciplinaridade dos Cursos de Ciências Contábeis no Estado de Minas Gerais. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 111-133, 2010. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/632. Acesso em: 3 out. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)